segunda-feira, maio 12, 2025
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Mavsa Resort reforça ações ESG com reaproveitamento de 155 toneladas de lixo

O turismo sustentável e a responsabilidade social já não são mais apenas tendências. Hoje, se tornaram exigências globais, especialmente para o setor hoteleiro. Atento a esse cenário, o Mavsa Resort, em Cesário Lange — a 90 minutos de São Paulo — criou um comitê exclusivo para coordenar suas ações de ESG (Environmental, Social and Governance). Em relatório recente, o resort revelou que reciclou ou reaproveitou 155 toneladas de resíduos gerados nos últimos três meses.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, desse total, 147 toneladas foram destinadas à compostagem e à geração de gás natural, em parceria com empresas da região, enquanto 8 toneladas de materiais recicláveis seguiram para indústrias especializadas.

“Adotamos o sistema Aterro Zero, o que significa que absolutamente todo o resíduo é processado de forma responsável. São ações que minimizam nosso impacto ambiental e incentivam toda a equipe a repensar atitudes diárias”, explica Adriane Vasconcelas Dellamutta, diretora executiva do Mavsa Resort.

Na frente social, o compromisso se estende à destinação de tampas plásticas arrecadadas para entidades assistenciais – a meta para 2025, de 400 quilos de tampas doadas, já movimenta colaboradores e hóspedes. Os chamados “sonhadores”, como são conhecidos os funcionários do Mavsa, participam ativamente de treinamentos para internalizar e multiplicar essa cultura sustentável.

A governança reforça a inovação: desde fevereiro de 2025, a iniciativa Papel Zero digitalizou os processos de compra dos setores. O resultado: uma redução de 50% no uso de papel na área de Compras, demonstrando o compromisso do resort com a eficiência e o meio ambiente.

Entre as ações de impacto direto também está a Horta Mavsa, que produziu, de novembro de 2024 a janeiro de 2025, mais de 1,3 mil quilos de alimentos frescos consumidos por colaboradores e utilizados na cozinha do resort.

Na matriz energética, ao longo de 2024, todo o consumo elétrico do Mavsa (quase 3.000 MWh) teve origem em fontes renováveis, incluindo a obtenção do certificado I-REC. Além disso, o descarte responsável de eletrônicos, em parceria com empresas de logística reversa, garante que materiais poluentes tenham destinação ambientalmente adequada, contribuindo para a proteção do solo e da água.

“No Mavsa, enxergamos ESG não só como uma obrigação do presente, mas como um compromisso alegre com o futuro. As iniciativas que desenvolvemos são frutos do envolvimento genuíno de nossos colaboradores, parceiros e hóspedes, garantindo que cada experiência aqui seja também uma oportunidade de impacto positivo”, finaliza Adriane.

Central de Reciclagem do Mavsa Resort: destinação adequada de resíduos é uma das preocupações em ESG. Crédito imagem: Mavsa Resort
Central de Reciclagem do Mavsa Resort: destinação adequada de resíduos é uma das preocupações em ESG. Crédito imagem: Mavsa Resort

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