Meeting Festuris 2022: Palestrantes reinventam o turismo

Continua depois da publicidade

O Meeting Festuris 2022 trouxe capacitações de grandes nomes do turismo durante o evento em Gramado (RS)

Na manhã desta sexta-feira (4), foi dada a largada do Meeting Festuris 2022 no Serra Park, em Gramado (RS).

Vale dizer que o Meeting é uma das atividades mais esperadas e concorridas do Festuris 2022, pois ela oferece aos participantes capacitações e palestras com diversos players e executivos(a) do turismo e de outros setores que alavancam o segmento.

A abertura do Meeting Festuris 2022 foi feita por Raphael Ayub, Secretário de Estado do Rio Grande do Sul.

“Sejam todos bem-vindos ao Rio Grande do Sul e à Gramado, que é o 3°destino mais visitado da América Latina. E para o Turismo, é sempre necessária a capacitação. Então aproveitem essas capacitações”, cumprimentou Ayub.

Veja também as mais lidas do DT

Raphael Ayub, Secretário de Turismo do Rio Grande do Sul
Raphael Ayub, Secretário de Turismo do Rio Grande do Sul (Foto: DT)

Por dentro do Meeting Festuris 2022

A primeira palestra do dia foi com Eduardo Bernardes Neto, vice-presidente de Receitas da GOL Linhas Aéreas. Na ocasião, o executivo falou sobre “o poder transformador do Turismo como ferramenta de transformação de pessoas e da economia”.

Eduardo Bernardes Neto, vice-presidente de Receitas da GOL Linhas Aéreas no Meeting Festuris 2022
Eduardo Bernardes Neto, vice-presidente de Receitas da GOL Linhas Aéreas no Meeting Festuris 2022 (Foto: DT)

Ele agradeceu a presença em peso do público, mesmo em uma manhã fria, e falou sobre as habilidades do futuro. Entre elas, a capacidade de se reinventar e procurar por novos pensamentos, ideias e soluções. “Um estudo mostrou que uma das coisas que nos faz “ver o mundo sempre como algo novo” são as viagens”, ressaltou.

Também, ele lembrou que a GOL nasceu como uma startup para democratizar as viagens. Então, se reinventar e procurar por novas ideias é algo mais que necessário e bem-vindo, inclusive no Turismo.

Capacidade e inteligência no Meeting Festuris 2022

Na sequência, Tarcísio Gargioni falou sobre “Agilidade e estratégia no Mundo 4.0”. Gargioni atuou como vice-presidente da GOL, participando do processo de fundação e início das operações da companhia.

Aliás, todo esse processo foi feito em 26 semanas. E hoje, Tarcísio lançará o livro “26 semanas para voar”.

Tarcísio Gargioni, co-fundador da GOL Linhas Aéreas no Meeting Festuris 2022.
Tarcísio Gargioni, co-fundador da GOL Linhas Aéreas (Foto: DT)

Paixão, Força e Coragem

Depois foi a vez de Clóvis Tramontina, diretor do Conselho de Administração da Tramontina, subir ao palco com um largo sorriso no rosto.

Ele agradeceu a presença de todos e com alegria destacou o pioneirismo de sua marca. “Muitos falam de startup, mas um exemplo de uma startup que deu certo e está aí há muito tempo é a Tramontina”, pontuou.

Clóvis Tramontina, da Tramontina, lançou seu novo livro e fez uma sessão de autógrafos em seguida.
Clóvis Tramontina, da Tramontina, lançou seu novo livro e fez uma sessão de autógrafos em seguida (Foto: DT)

Além disso, Tramontina contou a trajetória da marca desde sua criação até se tornar uma das maiores do Brasil e do mundo. No encerramento, mandou um recado especial. “Pessoal, por fim: façam o simples, tomem decisões, não deixem para depois”.

TAP Air Portugal no Meeting Festuris 2022

Carlos Antunes, Diretor Brasil/South America da TAP Air Portugal, falou sobre o desenvolvimento de vendas da TAP no Brasil. Ele destacou vários diferenciais da companhia aérea e lembrou que a TAP opera para diversos destinos.

Carlos Antunes, Diretor Brasil/South America na TAP Air Portugal, palestrou no Meeting Festuris 2022.
Carlos Antunes, Diretor Brasil/South America na TAP Air Portugal (Foto: DT)

Porém, o Brasil é um dos países mais importantes para a empresa. Isso porque os brasileiros têm buscado cada vez mais viagens para Portugal, o que fez do destino um recordista internacional de vendas. Por fim, Carlos declarou: “Contem conosco para o que precisarem”.

O Castelo Saint Andrews no Meeting Festuris 2022

Sem dúvidas, um dos palestrantes mais aguardados do Meeting Festuris é Guilherme Paulus. Sempre solicito e sorridente, ele é o fundador da CVC e da GJP Hotels & Resorts. E ainda é o fundador do Castelo Saint Andrews, um marco do turismo de luxo em Gramado- RS.

Guilherme Paulus, fundador da CVC, do GJP Hotels & Resorts e do Castelo Saint-Andrews
Guilherme Paulus, fundador da CVC, do GJP Hotels & Resorts e do Castelo Saint-Andrews (Foto: DT)

Na ocasião, ele palestrou sobre “O Turismo de Luxo no Brasil”. 

E disse que: “o turismo é encantar as pessoas. E aqui no Brasil, temos um ambiente único, que inclusive supera o que existe no exterior.” Também, ele parabenizou Paty Leone, que trabalha ativamente com turismo e o castelo: “Turismo é algo que dá um retorno muito rápido”, destacou.

E finalizou, dizendo: “Eu sou um vendedor de sonhos. E devemos prezar sempre pela arte da excelência”.

Moda e o Turismo caminham juntos

E para encerrar o Meeting Festuris 2022 com chave de ouro e muito estilo, Mirabel Silva, diretora comercial e marketing da Calçados Beira Rio, também marcou presença. Ela palestrou sobre “Design com propósito de servir com excelência – Os grandes ensinamentos e inspirações que o mercado pode trazer para o turismo”.

Mirabel Silva, diretora comercial e marketing da Calçados Beira Rio no Meeting Festuris 2022.
Mirabel Silva, diretora comercial e marketing da Calçados Beira Rio (Foto: DT)

Na ocasião, Mirabel, contou que a Beira Rio está presente em diversas capitais, e a nova unidade chegou à São Luís do Maranhão. “Queremos estar em contato com a cultura local, entender as necessidades e atender as expectativas”. Pois, “Turismo é moda e movimento”, comentou a executiva.

Um novo Turismo

Encerrando o Meeting Festuris 2022, subiu ao palco André Meyer Coelho, Coordenador de MBA e Gerente de Projetos da FGV Projetos, integrante do Núcleo de Turismo da FGV.

André Meyer Coelho, Coordenador de MBA e Gerente de Projetos da FGV Projetos
André Meyer Coelho, Coordenador de MBA e Gerente de Projetos da FGV Projetos (Foto: DT)

Ele falou sobre “Economia do Turismo – um futuro melhor”. Ele agradeceu a presença de todos e falou: “Dou os parabéns à Festuris, que sem dúvida é um dos melhores Festivais de Turismo do Brasil e da América Latina”.

Depois, ele trouxe dados de diversos segmentos do turismo durante e depois da pandemia. Nesse apanhado, estavam hospedagens, aluguel de bens móveis, agências e operadoras, e muitos outros.

“Me perguntaram se o turismo ia parar. E eu como defensor do turismo, disse: “não, jamais”. E olhando esse gráfico, nós realmente estamos em uma retomada. Mas, retomada não é a melhor palavra, porque não devemos ser como éramos em 2019. Porém, melhores que 2019. Precisamos retomar melhor e fazer um turismo melhor”.

Agora, “temos novos perfis, novos costumes. Envolve sustentabilidade, economia compartilhada, novos contratos, mais tecnologia. Enfim, novas oportunidades”, pontuou.

Ainda, ele adiantou que o SEBRAE está lançando uma Plataforma de Turismo competitivo, com várias informações para profissionais do turismo. Como por exemplo, o que significa o termo Millenials e como ele influencia nos eventos.

“Tripilicaram as expectativas”

Ao final do Meeting, o DT conversou com Marta Rossi, uma das CEO´s do Festuris. E quanto às as capacitações, ela disse que “triplicaram as expectativas. Pelo público que participou e porque nós propomos um encontro do Turismo com personalidades de outros mercados. E não sabíamos se ia dar certo, mas deu certo. Além de ter um conteúdo maravilhoso, e o público compareceu em peso. Então, estamos muito felizes”.


Por Caroline Figueiredo – Repórter do DT.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade