(Edição do DT com agências)
A Meliá Hotels fechou o balanço financeiro de 2015 com lucro líquido de € 40,1 milhões, gerou receitas de € 1,7 bilhão (+16%) e registrou EBITDA (lucros antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) de € 293,1 milhões.
Esses resultados se devem à consolidação do negócio hoteleiro, gerando um aumento recorde de 15,81% no RevPAR (receita por quarto disponível) excluindo a Venezuela.
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Um fator importante foi o progresso feito na digitalização da companhia, fortemente ligada ao desenvolvimento do site melia.com, que melhorou suas vendas em 27%, e a plataforma para o agente de viagem, melia.pro, que mostrou aumento de vendas de 36%.
Em termos financeiros, a companhia atingiu seus objetivos de redução de sua dívida pelo segundo ano consecutivo, alcançando € 768,8 milhões. São € 216 milhões a menos que em 2014, o que coloca o grupo em um patamar similar ao que estava em 2007, um dos melhores anos na história da Meliá.
Expansão e reposicionamento estratégico
O ano de 2015 teve recorde de expansão internacional, finalizando com 62 projetos de hotéis em vias de abertura, o que representa 16 mil novos quartos no portfólio da Meliá. E 2016 verá os resultados das grandes adições dos anos anteriores e também dos resultados de 25 aberturas agendadas entre janeiro e dezembro em 15 países.
“Encaramos 2016, ano do nosso 60o aniversário, em uma posição mais forte do que nunca, tanto em termos de negócios quanto financeiros. Estamos orgulhosos da melhora significativa em nossa reputação e reconhecimento internacional”, afirma Gabriel Escarrer Jaume, vice-presidente e CEO da Meliá Hotels Internacional.