(Edição do DT com agências)
A Meliá gerou € 20,3 milhões (aproximadamente R$ 76 milhões) em lucro líquido no primeiro semestre de 2015, triplicando o valor alcançado no mesmo período no ano passado. A empresa completou também a marca de 19 trimestres consecutivos com melhorias no RevPAR, a métrica mais importante na indústria hoteleira atual.
Os índices financeiros da Meliá registram um crescimento de 19,2% nas receitas totais, chegando a € 839 milhões e de 22,1% no EBITDA subjacente, indicador que mostra a geração de lucros antes dos juros, impostos, depreciação e amortização.
Veja também as mais lidas do DT
Destaca-se no panorama atual da companhia o crescimento das vendas pelo site melia.com (+27% até a data), potencializado pela crescente digitalização do negócio com o projeto Meliá Digital.
Em geral, os resultados financeiros melhoraram 45% no período, graças à confluência da redução da dívida e os custos financeiros em mais de 80 pontos básicos. A geração de fluxo de caixa livre aumentou € 30 milhões (aproximadamente R$ 112 milhões) em relação ao primeiro semestre de 2014.
Entre janeiro e junho, a Meliá inaugurou nove hotéis. Além disso, a companhia segue incorporando projetos em Cuba com a assinatura de um novo Meliá em Varadero. Há neste momento 61 hotéis em processo de início de funcionamento, sendo que 14 deles abrirão as portas ainda este ano. No total, o portfólio da Meliá apresenta 377 unidades (cerca de 98.000 apartamentos).