Deficiente auditivo, surdo, surdo oralizado ou surdo sinalizado*. Para todos esses perfis de hóspede o hotel Mercure Pinheiros, da Rede Accor, em São Paulo, acaba de abrir seus braços de acolhimento. Aliás, é o primeiro hotel no Brasil, com essa visão inclusiva.
Por Paulo Atzingen, de São Paulo*
Foi apresentado e mostrado na prática nesta quarta-feira (12) à imprensa, colaboradores e convidados o atendimento em Língua Brasileira de Sinais.
“O Mercure Pinheiros tem o compromisso de promover um ambiente inclusivo, acolhedor. Para chegarmos hoje até aqui, a essa apresentação, diversos treinamentos foram feitos, ajustes, mas o mais importante é entender o significado do acolhimento, saber atender esses hóspedes”, afirmou Marta Kassab, coordenadora da qualidade do Mercure Pinheiros.
O projeto piloto já está funcionando e dispõe de 24 apartamentos adaptados, sendo 8 unidades PCD Full e 16 unidades PCD light.
Números
Por trás desse trabalho existe uma empresa de comunicação inclusiva, o ICOM, que fornece os equipamentos tecnológicos e o know-how. Segundo José Araújo, CEO da empresa, não existem dados precisos, mas o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) aponta que 5% da população brasileira é composta de pessoas que apresentam alguma deficiência auditiva. “Essa porcentagem significa que mais de 10 milhões de cidadãos apresentam a deficiência e 2 milhões têm surdez profunda”, disse ao DIÁRIO.
Como funciona?
Ao chegar ao hotel, o hóspede scaneia um QR Code e se conecta com um intérprete em tempo real como em uma chamada de vídeo, que realiza a intermediação com a equipe do Mercure Pinheiros. O serviço está disponível na recepção, nos quartos e no restaurante operando 24 horas, inclusive em feriados.
Tradução da plataforma
Laís Souza, gerente de Diversidade, Equidade e Inclusão da Accor explicou que a acessibilidade tem que cobrir todos os espaços (de um lugar) e vai além de rampas ou sinalização adequada. “Toda essa interação no hotel Mercure Pinheiros vai ser intermediada com a tradução da plataforma do ICOM. É um passo muito inspiracional para que realmente a hotelaria possa também ser vista como um espaço que acolhe a todos e está entregando essa experiência voltada para a comunidade surda”, afirmou.
Hospitalidade responsável
Ainda, segundo Lais, partilhar boas práticas do que se faz é sinônimo de hospitalidade responsável. “Então, qual que é o nosso papel enquanto empresa hoteleira inserida no mundo, na sociedade? Qual é a diferença que a gente vai fazer? Qual é o nosso impacto para as comunidades do entorno? É sempre muito importante que a gente garanta que as nossas ações tragam o resultado positivo, que é a marca que a Accor deseja deixar”. acentuou.
Mentoria
Todo o processo de implantação deste projeto teve a mentoria da Dra. Alessandra Trigo, que é consultora e especialista em projetos de inclusão e diversidade. “”Meu ir e vir e ficar deve ser pleno. Minha gratidão imensa ao Mercure Pinheiros que abraçou esta causa. É uma forma de se conectar comigo e ver nossa necessidade.”, disse.
“A acessibilidade produz um ROI (Return on Investment, ou Retorno Sobre o Investimento) incomparável dentro da hotelaria. E a gente fica e volta quando somos atendidos com respeito”, disse.
Ao final lembrou de agradecer a Felipe Nobrega, o gerente geral do hotel que foi o idealizador do projeto piloto, mas estava ausente por questões de saúde. “Que venham muitos Felipes com essa visão inclusiva”, resumiu.
SERVIÇO: Mercure São Paulo Pinheiros
Rua Capote Valente 500, Pinheiros
05409000 SAO PAULO
BRASIL
Telefone: +55 11 3069-4000 Fax+55 11 3069-4047 E-mail de contacto
COMO CHEGAR:
Entenda a diferença:
- Deficiente Auditivo ou Pessoa com Deficiência Auditiva: pode ser relacionado a quem tiver perda auditiva, seja moderada ou total. Geralmente é comum para pessoas que não escutam bem, mas ainda escutam algo.
- Surdo: quem não escuta nada, nem com uso de aparelho, perda total da audição. A palavra “Surdo” com a letra maiúscula é para se referir a integrantes da Comunidade Surda, que têm Libras como a língua-mãe.
- Surdo Oralizado: pessoas com perda auditiva que usam a fala para se comunicar. No geral, fazem leitura labial para compreender a conversa. É mais comum em quem nasce ouvindo e perde a audição durante a vida ou tem uma audição parcial.
- Surdo Sinalizado: indivíduo com perda auditiva e que usa Libras para se comunicar.
- LEIA TAMBÉM:
Empreendedores, migrantes e refugiados participam de feira Ilé Ifè com chancela da Accor