terça-feira, janeiro 7, 2025
InícioPolíticas de turismoMesmo com surto de virose, 10 das 12 praias...

Mesmo com surto de virose, 10 das 12 praias de Guarujá monitoradas pela CETESB estão próprias para banho

Após turistas e moradores sofrerem com um surto de virose em decorrência de um vazamento de esgoto na praia da Enseada, em Guarujá. O município mantém 10 das 12 praias avaliadas pela CETESB como próprias para banho, alcançando um percentual de 83,33% de balneabilidade, um dos mais altos entre os destinos turísticos do litoral paulista.

Segundo avaliação da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), o município de Guarujá ocupa posição de destaque no ranking das cidades litorâneas paulistas com o maior percentual de praias próprias para banho de mar nesta temporada de verão. No período de 6/10 a 15/12 de 2024, dos 12 pontos monitorados pela CETESB, 11 foram classificados como próprios (91,6%), reforçando o compromisso de Guarujá com a preservação ambiental e a segurança dos banhistas.

De acordo com nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO pela agência do Visite Guarujá Convention Burear, este desempenho reflete os esforços contínuos do município para preservar seus recursos naturais e oferecer uma experiência de qualidade a moradores e turistas.

“Nosso foco é proporcionar aos visitantes praias limpas e seguras, que reafirmem Guarujá como um dos principais destinos turísticos do Brasil”, destaca o presidente do Visite Guarujá Convention Bureau, João Carlos Pollak.

Providências relacionadas à praia da Enseada

A SABESP, responsável pelo saneamento básico na região, foi notificada pela Prefeitura de Guarujá sobre um possível vazamento de esgoto clandestino em um trecho da praia da Enseada, conforme amplamente noticiado. A companhia já informou que está investigando o caso e que tomará as medidas necessárias para sanar a situação e evitar novas ocorrências.

A Prefeitura reforça que as análises regulares da CETESB garantem que a qualidade das águas nas demais praias de Guarujá permanece excelente e que ações conjuntas entre os órgãos competentes estão sendo realizadas para assegurar a balneabilidade integral da Enseada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Cadastre-se em nossa newsletter

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque