A classificação, realizada pela OMT da ONU, demonstra uma taxa de 9% de crescimento durante o ano de 2016
REDAÇÃO com agências
A Organização Mundial de Turismo (OMT) da ONU divulgou seu Barômetro do Turismo Mundial, que inclui a classificação anual dos países mais visitados do mundo. O México subiu de 15º para o 8º lugar entre os países mais visitados do mundo em 2016, após ter recebido mais de 35 milhões de turistas internacionais e ter alcançado uma taxa de crescimento de 9%, o dobro da média global do setor.
De acordo com Enrique de La Madrid, ministro do turismo do México, esses resultados são motivos de orgulho, já que esse é o terceiro ano consecutivo que o destino mantém em boa colocação na lista da OMT. “Hoje é um dia para ser comemorado tanto pelo setor público quanto pelo setor privado. E também para que os mais de nove milhões de mexicanos, que trabalham diariamente no setor, sintam-se imensamente orgulhosos”.
Desde 2013, o turismo internacional do México cresceu a uma média anual de 10%, o dobro da média global do setor. O crescimento se deu por causa da grande diversidade de atrativos, como ser um país mega-biodiverso e contar com ofertas de ecoturismo, aventura, gastronomia, luxo, além de eventos culturais e de grande relevância como a F1 e a NFL.
Veja também as mais lidas do DT
O Secretário Geral da OMT da ONU, Taleb Rifai, afirma que as riquezas do destino vão além das suas paisagens. ” Ele oferece diversidade e riqueza também na sua população, culinária, variedade das suas tradições e culturas e muito mais”.
O governo mexicano, o Ministro do Turismo, Enrique de la Madrid, e o setor de turismo trabalharam em um plano estratégico para dar continuidade ao crescimento líder do setor. O objetivo é atingir 50 milhões de turistas internacionais até 2021. Para isso, são realizadas parcerias no setor, incluindo companhias aéreas, hotéis, operadoras de turismo e outros.
(Felipe Lima)