De patrimônios históricos dos nativos norte-americanos a museu de arte cubana, região conta com atrações especiais de inclusão étnica e cultural.
EDIÇÃO DO DT com agências
Há mais de 100 anos, Miami atrai pessoas de várias partes do mundo, em especial da América Central. Cidade relacionada às compras e às festas, ela é, também, um centro turístico com muita história. Dados do Censo americano, de 2020, apontam que 68,7% dos residentes na região se consideram latinos. Devido à quantidade de hispano-americanos, de origem cubana, porto-riquenha, mexicana e outros países, Miami é um berço cultural capaz de mesclar modernidade e inclusão.
Veja também as mais lidas do DT
Quem visita o local, em Little Havana, pode ver o icônico mural colorido de azulejos que ilustra símbolos da cultura cubana, com frutas tropicais, instrumentos musicais e charutos. Para uma autêntica vivência cubana, a organização oficial e credenciada de promoção da cidade de Miami, Greater Miami Convention & Visitors Bureau (GMCVB), indica o Charuto Boutique de Little Havana, ou Little Havana Cigar Factory, onde é possível conhecer o processo de criação dos charutos cubanos. Outro lugar recomendado é o Cubaocho Museum & Performing Arts Center, espaço de entretenimento com música ao vivo e um museu de arte cubana.
ROTEIROS ESPECIAIS
Em Overtown, um dos bairros afro-americanos mais antigos de Miami, o visitante pode conhecer mais sobre a história das lutas contra a segregação racial. Em 1920, o espaço começou a chamar atenção pela sua próspera comunidade negra, que administrava negócios e tinha uma vida comunitária próspera, que incluía atividades de entretenimento como o Historic Lyric Theatre e The Black Police Precinct Courthouse and Museum, uma preservação histórica da origem afro-americana no que se refere às lutas e realizações de policiais negros na histórica, que impulsionariam os movimentos civis da década de 40.
Até o fim de fevereiro de 2022, Miami promove o Mês da História Negra, com a intenção de ampliar o debate sobre as questões raciais e dar voz para as comunidades. Além disso, são diversas atrações, que vão desde festivais de jazz até exposições culturais.
Para quem ainda gosta de atividades ao ar livre e deseja conhecer mais sobre os patrimônios culturais dos nativos norte-americanos, vale conhecer o Miccosukee Indian Village and Airboat Rides. Os indígenas da tribo Miccosukee contam uma história de resistência, que culminaria nos anos 60, na aprovação da sua própria constituição e estatuto para a comunidade. Visitando o local, é possível integrar-se com a natureza e ter uma vivência na cultura dos povos originários.
Para mais informações turísticas e roteiros especiais de Miami, visite o site da GMCVB.