Redação do DT (Entrevista publicada dia 2 de setembro, agora atualizada)
O Hiper Feirão FlytourViagens – que acontece entre os dias 2 e 4 de outubro, no Mendes Convention Center, em Santos – espera receber mais de 130 fornecedores, além de 200 marcas expositoras e uma expectativa de vendas em torno de 3,5 mil pacotes de viagens. “Uma feira para vender”, desta forma Michael Barkoczy, presidente da Flytour Viagens sintetizou o evento em entrevista exclusiva ao DIÁRIO..
Segundo Barkoczy, a perspectiva de comercialização é muito grande, já que esta é a primeira edição do feirão envolvendo todos os segmentos do turismo. “Conseguimos reunir no mesmo lugar ofertas hoteleiras, cruzeiros marítimos e companhias aéreas, a fim de movimentar a ocupação hoteleira, locadoras de carros e o turismo receptivo”, afirmou.
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O Hiper Ferirão de Viagens Flytour espera reunir mais de 14 mil visitantes e gerar negócios na ordem dos R$ 6 milhões. Para isso, a Flytour Viagens vai proporcionar a união dos fornecedores à demanda do consumo nacional por viagens com 94 mesas de atendimento ao cliente, compostas por agentes de viagens conceituados da Baixada Santista, Grande ABC e do Estado de São Paulo. Os agentes da baixada já somam mais de 40 posições de atendimento. Acompanhe abaixo, entrevista completa com Michael Barkoczy.
DIÁRIO – Como estão os preparativos para o Hiper-Feirão Flytour?
MICHAEL BARKOCZY – O feirão já está bastante adiantado. Estamos trabalhando nele há quase um ano, outubro já está aí. Acabo de sair de uma reunião onde discutimos o alinhamento com todas as equipes, as funções de cada um, como recepção, responsáveis pelos fornecedores e expositores, pela área de vendas, organização… São detalhes para que o evento, que é aberto ao público, e toda a cadeia produtiva, seja um sucesso, afinal, estamos levando conosco mais 78 agentes de viagens que participam e fazem as vendas da Flytour Viagens.
Temos também o Santander, que é um grande parceiro nosso, que vai nos auxiliar a aprovar crédito, o que é bastante importante
DIÁRIO – Vocês fizeram parcerias até com instituições financeiras?
MICHAEL BARKOCZY – São várias parcerias para que o feirão aconteça. As companhias aéreas, por exemplo, praticamente todas já estão dentro do feirão. Temos também o Santander, que é um grande e importante parceiro nosso, que vai nos auxiliar a aprovar crédito, o que é bastante importante. Estamos com vários expositores interessantes, como Las Vegas, Visit Orlando, Florida, Kissemmee, todas as secretarias de turismo do Brasil estão vindo e nos apoiando e mostrando seus destinos. Além disso, temos a Resorts Brasil, hoteleiros espalhados pelo país inteiro.
Quando o cliente final entrar no nosso feirão, ele terá um sentimento como se viajasse o mundo inteiro. Tem como escolher destinos do Brasil e do mundo inteiro. Poderá comprar com grandes descontos e programar suas férias ou viagens na baixa temporada. As vendas acontecerão e estarão abertas no nosso portal até setembro do ano que vem.
DIÁRIO – Em vários setores da economia de mercado, os preços estão caindo para manter esses setores aquecidos. Esse Hiper-Feirão é uma estratégia para que “o carro do turismo continue andando”?
MICHAEL BARKOCZY – É uma feira para vendas, não networking. A Flytour não tem lucro no evento em si, em sua organização. O que ela tem de lucro, assim como os agentes de viagens, é na venda dos pacotes, o que é normal. Quais são os benefícios para o cliente final? Todos os preços mais baratos do que o normal. Teremos descontos reais de 20% a 50% nos três dias do evento queremos que o consumidor final tenha benefícios dentro do evento. As pessoas não deixam de viajar, elas precisam economizar, o que não significa que ela não vá viajar, só precisa de oportunidades. A nossa função é levar oportunidades para o público final. Reunimos toda a cadeia do turismo e faremos com que o público tenha esta oportunidade de comprar mais barato.
Reunimos toda a cadeia do turismo e faremos com que o público tenha esta oportunidade de comprar mais barato.
DIÁRIO – O momento econômico força as vendas domésticas em função do dólar alto. A expectativa é vender muito mais turismo doméstico?
MICHAEL BARKOCZY – Eu entendo da seguinte forma: o turismo doméstico nesse momento é, sem duvida nenhuma, a bola da vez. As pessoas estão viajando muito pelos destinos nacionais, mas, ao mesmo tempo, as promoções internacionais estão muito fortes. Hoje você pode comprar Orlando com o bilhete saindo por US$ 350, por exemplo. A hotelaria da Flórida também abaixou seus preços para receber mais brasileiros, até porque o brasileiro é importante em vários lugares do mundo. O dólar pode ter subido e isso está muito claro, só que no ano passado comprava-se bilhetes para a Flórida por US$ 700 ou US$ 800 e atualmente compra-se por US$ 300. Paga-se mais no câmbio mas paga-se menos no bilhete. Fazendo a conta, viajar para fora não deixou de ser interessante.
DIÁRIO – A Flytour fechou o primeiro semestre do ano com vendas 46% acima do mesmo período do ano anterior.Qual a expectativa para o segundo semestre?
MICHAEL BARKOCZY – Desde o início temos trabalhado para fechar o ano com 40% de crescimento quando comparado com o ano passado, número que, para nós, é muito importante até pelo momento econômico do país. Falar em cifras de crescimento de 40% de um ano para outro, e se tratando de um ano como esse, é bastante importante. Imaginamos fechar dezembro com crescimento de 40%.