Mickey Mouse é festejado na América Latina por seu 90º aniversário

Continua depois da publicidade

Inúmeros eventos em comemoração ao 90º aniversário do Mickey Mouse acontecem na América Latina. E essas homenagens ao ratinho incluíram  ações com a comunidade, eventos especiais dentro e fora das telas, e colaborações com artistas plásticos, designers, fotógrafos, músicos, atores e celebridades de toda a AL.  Mickey fez sua estréia na tela em 18 de novembro de 1928 no curta-metragem Steamboat Willie.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

“Mickey não é apenas o personagem mais amado por todas as gerações, mas atravessa fronteiras, idiomas e culturas. Tem sido uma inspiração para inúmeros artistas nos últimos 90 anos e até hoje ainda está em vigor “, disse Diego Lerner, presidente da The Walt Disney Company Latin America. “É por isso que, com orgulho e emoção, celebramos seu 90º aniversário em todos os cantos do planeta e em diferentes áreas da Companhia.”

Veja também as mais lidas do DT

Uma das iniciativas globais que faz parte da comemoração do aniversário é a #ShareYourEars, a campanha lançada recentemente pela Disney em apoio à fundação Make-A-Wish que convida os fãs de todo o mundo a “compartilhar suas orelhas” das redes sociais. Até o dia 17 de novembro, a Companhia doará 5 dólares à Make-A-Wish, no valor total de 2 milhões de dólares, para cada foto publicada em que as orelhas de Mickey Mouse estiverem visíveis.

Na América Latina, sob o lema #DisneyAmorInfinito, foram realizadas diversas iniciativas com a comunidade que refletem como cada pessoa pode fazer parte de uma corrente de amor e construir, a partir de seu lugar, um mundo melhor. Na Argentina, entre setembro e novembro deste ano, o Mickey Mouse visitou nove hospitais infantis naquele país para surpreender as crianças e suas famílias com risadas e brincadeiras. Por sua vez, foi realizada uma campanha fotográfica que reuniu nove celebridades locais com nove representantes de ONGs e fundações beneficentes, com o objetivo de dar visibilidade ao trabalho das organizações sociais. No Brasil, entre setembro e outubro em shoppings selecionados, foi realizada uma doação de brinquedos para fundações beneficentes. Na Colômbia, foi lançado o “CelebrARTE”, uma iniciativa de arte solidária em conjunto com a Fundação Corazón Verde, que, com o objetivo de colaborar no acesso das crianças à educação, reuniu mais de 35 artistas plásticos para intervir figuras do Mickey. No Peru, finalmente, o artista plástico Marcelo Wong foi convidado a criar uma coleção inspirada no Mickey, alocando parte dos recursos da venda das peças para os projetos Make-A-Wish Peru.

Nova York

As pessoas que tem viajem marcada para os Estados Unidos em breve poderão desfrutar de outros eventos especiais que estão ocorrendo atualmente. Em Nova York, foi inaugurado em 8 de novembro a exposição Mickey: The True Original Exhibition, um show que reúne trabalhos históricos e contemporâneos de artistas em uma experiência imersiva inspirada no Mickey como um ícone e seu impacto nas artes e em todas as disciplinas criativas. Além disso, no Walt Disney World, na Flórida, haverá experiências especiais em datas selecionadas durante esta semana e no Disneyland Resort, na Califórnia, haverá comemorações e várias surpresas no dia 18 de novembro.

No México, haverá um mapeamento em vídeo inspirado nos 90 anos de Mickey na Torre Latino Americana, que acontecerá no dia 17 de novembro. A Rádio Disney de Monterrey convidou seus fãs para montar as orelhas icônicas do Mickey com 909 pessoas em 10 de novembro. Enquanto isso, no Brasil, Mickey estará presente na Comic Con Experience de São Paulo (CCXP) em 8 de dezembro, com um painel em sua homenagem, onde o animador mexicano Alonso Ramírez Ramos compartilhará detalhes sobre dois curtas-metragens do Mickey criados por ele: “O futebol clássico” e “Carnaval”. Ao mesmo tempo, em alguns shopping centers no Brasil, eventos especiais serão realizados até outubro de 2019, com foco na carreira do Mickey.

Em Santiago, foi inaugurado ontem um show no qual nove artistas criaram peças únicas inspiradas nos 90 anos do Mickey Mouse, a exposição, aberta a todos os públicos, está localizada na praça central do shopping Costanera Center. No Peru, as festividades aconteceram durante todo o mês de outubro e início de novembro com o Mickey no tempo, uma turnê audiovisual pela história do Mickey nos shoppings Plaza Norte e Mall del Sur. No Equador, finalmente, artistas locais participaram de uma amostra de ilustrações de Mickey sobre tela, expostas em shopping centers no país durante outubro e novembro.

Além disso, em toda a região, os produtos de consumo #Mickey90 estão disponíveis nas categorias: publicações, casa, bazar, roupas, acessórios, brinquedos, presentes e colecionáveis, desenvolvidos com um guia de inspiração da equipe da Disney América Latina para esta celebração.

Mickey na moda
Na área da moda também houveram celebrações e eventos especiais em homenagem ao Mickey. No Brasil, o personagem icônico foi o protagonista em colaborações com marcas como Arezzo, Melissa, Avon e Havaianas, entre outras. Junto com Minnie, o ícone da Disney esteve presente na passarela da São Paulo Fashion Week em uma coleção cápsula da marca Água de Côco. No México, a marca de tecidos Pay criou uma coleção inspirada no 90º aniversário, enquanto as empresas Pink Magnolia e Vans fizeram colaborações especiais com a Disney. Por sua vez, catorze artistas mexicanos aderiram à festa de aniversário com “Mexicanos inspirados no Mickey Mouse”, uma coleção de peças únicas inspiradas na personalidade, design, cores e mais características do personagem.

Na Argentina, o estilista Vero Ivaldi se reuniu para celebrar o Mickey com criações inspiradas nele que representam cada década de sua história. As celebridades locais participaram de uma sessão de fotos em edifícios icônicos da cidade de Buenos Aires, usando as peças. Por sua vez, a assinatura Lovely Denim criou uma coleção especial inspirada no Mickey, que estará disponível a partir do dia 21 de novembro. No Equador, os designers Rosanna Queirolo e Gustavo Moscoso lançaram colaborações com peças limitadas durante o mês de outubro. Finalmente, em julho passado, Mickey e Minnie desfilaram na passarela da Fashion Week da Colômbia, acompanhando a renomada designer Isabel Caviedes na apresentação do Mickey Mouse Urban Citizen, sua segunda coleção inspirada no amado mouse. O designer fez uma reinterpretação pós-moderna de Mickey, resgatando seu espírito através de vinte visuais.

Noventa anos depois de sua primeira aparição no cinema, Mickey Mouse percorreu um longo caminho. Ele tocou a vida de milhões de fãs e inspirou artistas de todas as épocas, e sua magia e legado continuarão a conquistar as gerações futuras. Sua celebração continuará por toda a região ao longo de 2019, com diversas atividades e conteúdos destinados a continuar comemorando estes 90 anos de relevância nas memórias e experiências da família latino-americana.

A celebração continua!
#Mickey90
Instagram: @mickeymouse_br
Facebook/MickeyMouse

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade