50 mil empregos foram gerados em ramos turísticos, ajudando a transformar Minas Gerais em uma potência no segmento
EDIÇÃO DO DT com informações da Agência Minas
Minas Gerais recebeu 31 milhões de turistas em 2023. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado ocupou o primeiro lugar na variação do volume da atividade turística acumulada nos últimos 12 meses.
Veja também as mais lidas do DT
Segundo o Governo de Minas Gerais, em nota oficial em seu portal, a razão para o sucesso do setor no ano passado foi a descentralização do turismo em todo o estado. O feito foi conquistado com ações da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) e do programa Mais Turistas.
Conforme expõe o portal oficial do governo mineiro, a atividade turística movimentou cerca de R$ 34 bilhões no estado em 2023. Além disso, foram gerados aproximadamente 50 mil empregos na economia da criatividade, número que corresponde a 26% de todos os 187.866 postos de trabalho gerados até novembro, segundo dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Isso põe o segmento como o principal gerador empregos no estado.
Cafés do Serrado, rota de destaque em Minas Gerais
Muitos desses novos empregos estão no interior, que viu ampliar o número de atrativos turísticos, em grande parte por conta dos incentivos do Governo de Minas.
Um dos exemplos é a rota turística Cafés do Cerrado, estruturada pelo Sebrae Minas e lançada pelo Governo do Estado em novembro, durante a Festuris, em Gramado (RS).
Mirando os apreciadores de café, o novo roteiro sediado em Patrocínio oferece ao visitante a possibilidade de experimentar a bebida com diversos grãos premiados, além de conhecer as tecnologias e inovações do processo produtivo.
O objetivo final é atrair turistas para a região do Cerrado Mineiro, a primeira Denominação de Origem (DO) de cafés do Brasil.