Ministério defende importância dos observatórios de turismo

Continua depois da publicidade

O 1º Encontro Nacional dos Observatórios de Turismo, que aconteceu na última quinta-feira (27), em Maceió (AL), teve como foco o debate sobre a padronização dos sistemas de informações e estatísticas turísticas.

O evento reuniu gestores de turismo de estados e municípios, representantes do MTur, da Organização Mundial do Turismo (OMT) e das universidades para discutir e trocar experiências sobre o uso dessa ferramenta de gestão do turismo.

Durante o evento, o ministro do Turismo relacionou o aumento da competitividade do turismo brasileiro à existência de uma base consistente de dados e mecanismos de monitoramento que forneçam subsídios confiáveis para orientar as políticas públicas para o setor. 

Veja também as mais lidas do DT

O país conta hoje com vários observatórios que monitoram indicadores da atividade turística em suas áreas de atuação. Hoje são nove observatórios estaduais (AM, BA, DF, ES, GO, MG, PR, PA e RS) e quatro municipais (BH, Porto Alegre, São Paulo e Vitória).

O evento teve palestras sobre Plano Nacional Estratégico de Estatísticas do Turismo, com José Francisco de Salles Lopes, diretor de Estudos e Pesquisas – Ministério do Turismo; ainda Experiência OMT – Observatório de Turismo Sustentável com Sofia Gutierrez, vice-diretora de Desenvolvimento Sustentável do Turismo  da Organização Mundial do Turismo, e ainda dos representantes de cidades que já implantaram observatórios de turismo.

MVB

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade