O 1º Encontro Nacional dos Observatórios de Turismo, que aconteceu na última quinta-feira (27), em Maceió (AL), teve como foco o debate sobre a padronização dos sistemas de informações e estatísticas turísticas.
O evento reuniu gestores de turismo de estados e municípios, representantes do MTur, da Organização Mundial do Turismo (OMT) e das universidades para discutir e trocar experiências sobre o uso dessa ferramenta de gestão do turismo.
Durante o evento, o ministro do Turismo relacionou o aumento da competitividade do turismo brasileiro à existência de uma base consistente de dados e mecanismos de monitoramento que forneçam subsídios confiáveis para orientar as políticas públicas para o setor.
Veja também as mais lidas do DT
O país conta hoje com vários observatórios que monitoram indicadores da atividade turística em suas áreas de atuação. Hoje são nove observatórios estaduais (AM, BA, DF, ES, GO, MG, PR, PA e RS) e quatro municipais (BH, Porto Alegre, São Paulo e Vitória).
O evento teve palestras sobre Plano Nacional Estratégico de Estatísticas do Turismo, com José Francisco de Salles Lopes, diretor de Estudos e Pesquisas – Ministério do Turismo; ainda Experiência OMT – Observatório de Turismo Sustentável com Sofia Gutierrez, vice-diretora de Desenvolvimento Sustentável do Turismo da Organização Mundial do Turismo, e ainda dos representantes de cidades que já implantaram observatórios de turismo.
MVB