Nesta terça-feira (16), o Ministério do Turismo e a ABAV Nacional se reuniram, em São Paulo, para adiantar as últimas novidades para a 42ª ABAV Expo, que acontece na próxima semana. A intensificação na divulgação do destino Brasil foi reforçada pelo ministro do Turismo, Vinicius Lages, que admitiu a carência que país tem na área.
Para a feira, o MTur se preparou para fazer com que os visitantes vivenciem os destinos brasileiros proporcionando ações interativas e diferenciadas, criando a oportunidade de os participantes terem uma pequena experiência das atrações brasileiras.
Gabinete – O destaque será a proximidade de Lages com evento. Seu gabinete, durante o evento, será transferido para o Pavilhão de Exposições do Anhembi. Segundo ele, é imprescindível a proximidade do ministério com os agentes de viagem e operadoras de turismo. “Não adianta ficar em Brasília enquanto o maior evento de turismo da América Latina está acontecendo em São Paulo. O fato de mudarmos o gabinete para o estande do MTur, na ABAB Expo, tornará a aproximação com os profissionais do turismo muito mais fácil”, reforçou o ministro.
Veja também as mais lidas do DT
Cinema 3D e Arvorismo – A distribuição dos estandes dos Estados brasileiros foi feita pensando na acessibilidade do visitante. Eles ficarão no mesmo corredor, todos em esquinas, fazendo com que aumente a sua visibilidade. Luciana Fernandes, diretora de Marketing do MTur, afirma que essa proximidade facilitará o envolvimento dos visitantes com os destinos do Brasil. “Queremos interagir com o público, e, por conta disso, preparamos atrações especais. No estande, teremos um Cinema 3D que exibirá filmes, com cerca de 5 minutos, mostrando as principais atrações turísticas do Brasil, e, também, o Espaço Vivências, com atividades de aventura como caiaque e arvorismo”, conta.
A diretora também falou da importância dos parceiros como Abracorp e Braztoa, representados por seus presidentes, Edmar Bull e Marco Ferraz, respectivamente |
A interatividade também será o foco no evento. Com a campanha #PartiuBrasil, lançada em junho, antes do início da Copa do Mundo, o MTur espera que as pessoas, ao visitarem a feira, compartilhem as novidades e atrações que ela oferecerá. E, incentivando a conectividade dos participantes, serão instalados totens, próximos aos estandes, para que os visitantes possam carregar seus dispositivos móveis e compartilharem a feira e o destino Brasil em suas redes sociais.
Luciana Fernandes apresentou alguns dados, entre eles de que a feira em seus cinco dias deverá receber 40 mil pessoas, número 25% superior aos do ano passado. “Desses, 55% são agentes de viagens, nosso principal público”, enfatizou. A diretora também falou da importância dos parceiros como Abracorp e Braztoa, – representados por seus presidentes Edmar Bull e Marco Ferraz.
Lages participa de discussões do plano de governo
Questionado pelo DIÁRIO sobre a hipótese da presidente Dilma Rousseff ser reeleita e dos trabalhos e projetos que estão sendo feitos para criação do novo plano de governo, especialmente na pasta do Turismo, Vinícius Lages disse que integra o grupo de discussão: “Tenho participado das discussões e dado sugestões. Entre elas a de criação do Programa Nacional de Infraestrutura Turística”, disse. Segundo Lage, é preciso atrelar aos investimentos de infraestrutura do país (cerca de R$ 1 bi) mecanismos de que recursos sejam direcionados ao atendimento do turista. “Além disso, o turismo brasileiro não pode avançar nos números sem uma agenda de qualificação. Estamos sugerindo ao novo plano de governo o Programa Nacional de Qualificação e Educação para o Turismo”, afirmou acrescentando que o Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego foi insuficiente; são desafios para o próximo mandato”, sintetizou.
Números esperados e perfis dos visitantes
A 42ª ABAV Expo espera receber 40 mil profissionais, 3,5 mil marcas expositoras com representantes de 65 países. Cerca de 55% do público são agências. Veja os gráficos abaixo: