Ministra de Turismo da Colômbia: “queremos gerar mais de 300 mil empregos até 2018”

Continua depois da publicidade

Por Paulo Atzingen (de Medellin)

A Colômbia foi escolhida pela segunda vez como sede da 21ª.Assembleia da OMT (Organização Mundial do Turismo). Desta vez, a cidade onde se realiza o grande evento do turismo global é Medellin, A primeira foi em Cartagena, em 2007. Neste segundo dia de trabalhos, no Centro de Convenções Plaza Mayor, o DIÁRIO entrevistou a ministra de Comércio Indústria e Turismo da Colombia, Cecília Alvarez Correa.  Acompanhe o diálogo, exclusivo:

DIÁRIO – Como a senhora analisa a reinserção da Colômbia no panorama do turístico global?

Veja também as mais lidas do DT

CECÍLIA ALVARES CORREA – Nos temos muitos tratados e acordos comerciais e memorandos de entendimento com vários países do mundo. Estamos negociando possibilidades e turismo contínuo entre os países. Estamos em relações bilaterais com China, Japão, Espanha, Portugal, Coreia. Queremos promover o país para que venham mais turistas destes destinos. Atualmente, os turistas vêm mais dos Estados Unidos, países da aliança do pacífico, México, Peru e Chile e, também, da União Europeia.

DIÁRIO – A Colômbia tem se caracterizado por sua capacidade de planejamento e organização. Isto está se verificando nos números?

CECÍLIA ALVARES CORREA – Sim. Em 2014 recebemos 4,1 milhões de visitantes internacionais, e este ano, de janeiro a abril, já superamos os 1.5 milhão. Estes números nos permite afirmar que temos um crescimento constante em relação principalmente aos índices de crescimento de outros países.

Em 2014 o turismo da Colômbia representou mais de 60% das exportações de serviços, e captou US$ 4.8 bilhões em divisas em viagens e transportes. Hoje o turismo é o segundo em geração de divisas em nossa economia, vindo apenas atrás das atividades petrolíferas.

DIÁRIO – Quais as perspectivas do Turismo da Colômbia?

CECÍLIA ALVARES CORREA – Até 2018 queremos gerar mais de 300 mil empregos e injetar cerca de US$ 6 bilhões na economia gerada por nosso setor. Queremos nos posicionar como destino sustentável, reconhecido por sua diversidade e por seus produtos e serviços.

DIÁRIO – Como a senhora classifica o tipo de turistas que podem vir a Medellín, já que observamos que é uma cidade com inúmeras intervenções urbanas?

CECÍLIA ALVAREZ CORREA – Medellin vem toda classe de turistas, mas principalmente turismo de eventos, que é mais intensificado, também turismo de aventura, pois temos áreas muito preservadas e, em terceiro lugar, temos o turismo de Saúde.

*O jornalista Paulo Atzingen, convidado da Procolômbia, viaja Avianca, com seguro GTA

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade