A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, esteve em Salvador, nesta terça-feira (7) para participar de um encontro com as principais lideranças do turismo baiano. A convite do presidente da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia), Glicério Lemos, a ministra foi recebida em peso pelo trade local e ouviu diversas solicitações para o setor.
Reivindicações
Na relação de reivindicações do trade baiano, Lemos pediu maior promoção, inclusive digital, para o segmento de lazer, a exemplo do turismo religioso e náutico, a não tributação sobre os 10% da gorjeta, uma solução para o preço exorbitante das passagens aéreas, a volta das estruturas de praia, que tiraram competitividade ao segmento sol e mar em Salvador, assim como a desburocratização na liberação de recursos para financiamento de capital de giro e investimento de ativo fixo para aquisição de novos equipamentos, mobiliários, utensílios etc.
Veja também as mais lidas do DT
Como presidente também da Salvador Destination, Glicério Lemos reforçou a necessidade de maior engajamento do Estado na promoção da Bahia para a captação de congressos e eventos, público que costuma gastar quatro vezes mais que o turista de lazer. “Aproveito a presença neste evento do vice-governador, Geraldo Junior, para reivindicar que, juntamente com os governos federal e municipal, trabalhemos para promover mais a capital baiana no mundo e trazer com isso mais eventos para a cidade”, frisou, pedindo esforços para captar o principal congresso da ICCA (International Congress and Convention Association), cuja escolha acontece ainda este ano. Associação internacional responsável pelo maior banco de dados de eventos no mundo, reunindo cerca de 100 países associados, a ICCA realiza seus congressos por três anos consecutivos numa mesma cidade, trazendo com isso grande visibilidade ao destino.
“O turismo gera renda e riqueza, é a atividade que mais cria empregos diretos por real aplicado, beneficiando 53 segmentos do setor produtivo. Por isso, temos que unir os governos federal, estadual e municipal no planejamento e nas estratégias direcionadas ao setor. Não podemos deixar que a política nos separe porque isso só trará prejuízos à cidade e a sua população”, assinalou Lemos.
A ministra Daniela Carneiro reforçou seu apoio total ao setor e ressaltou que sua visita a Salvador também teve como objetivo conhecer a infraestrutura da capital baiana para o Carnaval e deixou aberta as portas do Ministério do Turismo para fortalecer a atividade no Estado. A ministra se comprometeu a voltar a Salvador ou receber em Brasília os representantes baianos do turismo para discutir uma agenda mais ampla para o setor.