A ministra do Comércio Exterior e Turismo (Mincetur) e presidente do conselho diretivo da Comissão de Promoção do Peru para a Exportação e o Turismo (PROMPERU), Magali Silva Velarde-Álvarez, destacou no encerramento da Conferência Regional do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC, na sigla em inglês) Americas Summit 2014 que foi “um verdadeiro êxito, pois contamos com a presença de 55 expositores e palestrantes conhecidos mundialmente na indústria do turismo”.
Nos dois dias de evento, empresários, autoridades e especialistas do setor abordaram os temas relacionados ao turismo sustentável, alianças entre os setores público-privado para o crescimento da indústria, o desenvolvimento da infraestrutura turística, a política de céus abertos, assim como a criação de novos produtos turísticos dirigidos ao mercado juvenil mediante ao uso da tecnologia.
Além de autoridades, a ministra do turismo do Haiti, Stéphanie Balmir Villedrouin e a secretária executiva da Secretaria Nacional do Turismo do Paraguai, Marcela Bacigalupo, expuseram suas ideias sobre o Patrimônio Cultural na cadeia de valor do produto turístico.
Foram registradas ainda as presenças do economista peruano Hernando de Soto, que expôs o tema “Desafios que se enfrentam, oportunidades que se encontram”; e a ministra do emprego, turismo e cultura da região de Madrid, que anunciou que a próxima conferência mundial da WTTC será realizada em sua cidade.
Por sua vez, a WTTC apresentou o relatório “Investimento em Viagens e Turismo na América Latina: a infraestrutura no investimento da região restringirá ou impulsionará o futuro crescimento da indústria?”. O documento mostra um forte vínculo entre a qualidade e a capacidade da infraestrutura de viagens e turismo, e a conquista dos benefícios gerados pelo setor.
A WTTC projeta um investimento de US$ 46 bilhões para as viagens e o turismo na América Latina na próxima década.
MVB