sexta-feira, abril 4, 2025
HomePolíticas de turismoMinistro do Turismo defende ajuste na tributação do imposto...

Ministro do Turismo defende ajuste na tributação do imposto sobre consumo

Celso Sabino defende taxar grandes fortunas visando a redução da carga tributária do imposto sobre consumo

REDAÇíO DO DT 

O ministro do Turismo, Celso Sabino, defendeu a alíquota próxima de zero durante o 2º Simpósio Liberdade Econômica, realizado nesta terça-feira (5). O evento promoveu discussões sobre a regulamentação da Reforma Tributária, em Brasília (DF).

De acordo com matéria publicada na CNN Brasil, o ministro defendeu a taxação de grandes fortunas, como contrapartida à redução do imposto sobre consumo. A proposta é defendida pela equipe econômica do governo Lula.

“Não é admissível que um cidadão, que recebe US$ 1 milhão por mês, pague o mesmo imposto, quando vai comprar um refrigerante, do que um trabalhador que ganha R$ 1.500 por mês. O tributo, que incide sobre o consumo, é o mais injusto para sociedade de qualquer país”, afirmou.

O governo espera que a alíquota dos impostos sobre produtos e serviços fique em 27,97% com a reforma tributária que se encontra em tramitação no Congresso.

“O consumo de bens e serviços precisa ter uma alíquota próxima de zero. Isso é muito importante. Para que isso aconteça e para que o estado sobreviva, nós temos que ter contrapartidas. A contrapartida é taxar a distribuição de lucros e dividendos e a renda através dos lucros”, disse o ministro Celso Sabino.

No Brasil os dividendos (parte do lucro dividido entre os acionistas de uma empresa) são isentos de impostos.

Fonte: CNN Brasil

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque