sábado, abril 5, 2025
HomePolíticas de turismoMinistro do Turismo só será anunciado por Lula depois...

Ministro do Turismo só será anunciado por Lula depois da PEC da Transição

O nome do futuro Ministro do Turismo surge em meio a especulações e atenderá a cota dos partidos políticos aliados

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem sinalizado a aliados que costuras políticas e a votação da PEC da Transição na Câmara devem adiar o anúncio final da composição da Esplanada dos Ministérios para as vésperas do Natal. Um desses ministros é o da pasta do Turismo.

O objetivo do presidente eleito é concentrar anúncios de ministros políticos -principalmente de partidos aliados- para depois da aprovação da PEC, numa estratégia para medir sua força no Congresso e a fidelidade das legendas que disputam espaço em seu governo.

Aliados de Lula ressaltam, no entanto, que ministros de perfil mais técnico poderão ser anunciados nos próximos dias. A previsão é que isso ocorra já na próxima sexta-feira (16).

O presidente eleito viaja a São Paulo na noite desta quarta-feira (14), onde deverá encontrar o presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Josué Gomes. Ele é cotado para comandar o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

A sinalização de Lula reforça o que ele disse na quinta-feira (8) a dirigentes do Avante: que só definirá os escolhidos em atendimento à cota dos partidos políticos aliados depois da aprovação da PEC da Transição na Câmara dos Deputados.

Turismo

Um cargo ainda a ser anunciado é para o Ministério do Turismo. Em reunião com Lula na semana passada, o Avante defendeu a nomeação do presidente do partido, Luís Tibé, para comandar a pasta.

Na conversa, Lula agradeceu o apoio do partido à sua candidatura ainda no primeiro turno. Foi então que informou que só deverá anunciar ministros com perfil político depois da votação da PEC.

O deputado federal Marcelo Freixo (PSB) chegou a ser cogitado para o Turismo, mas dificilmente o PSB ocupará três assentos na Esplanada.

O senador eleito Flávio Dino (PSB-MA) foi anunciado na última sexta (9) como titular da pasta de Justiça e Segurança Pública. Outro cotado como ministeriável é o ex-governador Márcio França (PSB-SP).

França despontou como favorito para chefiar o Ministério das Cidades -mas seu nome perdeu força nos últimos dias. Como alternativa, França poderia comandar o Ministério de Ciência e Tecnologia. O PSB não está satisfeito com o arranjo.

Já o Ministério das Comunicações, que será separado da Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social) no novo governo, poderá ser usado nas negociações para reforçar a base aliada no Congresso.

Na tarde desta terça, a cantora Margareth Menezes confirmou que chefiará o Ministério da Cultura. Ela é primeira mulher entre os anunciados.

Número de Ministérios

O desenho dos Ministérios deverá seguir o modelo do primeiro governo de Lula, com 38 pastas. Para seu terceiro mandato, a expectativa é que sejam 35 pastas.

Agências com EDIÇíO E REDAÇíO DO DIÁRIO

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque