(Edição do DT com agências)
A modernização realizada no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro visa proporcionar um ambiente confortável, aumentar a oferta de serviços e garantir mais qualidade e eficiência para o aeroporto oficial das Olimpíadas. Após quase dois anos de obras, o RIOgaleão inaugura uma nova infraestrutura de 100 mil m² que conta com 26 novas pontes de embarque, sendo três delas com especificações técnicas para acomodar as maiores aeronaves do mundo e uma nova alameda de serviços que diversificará o alimentação, facilidades e entretenimento para os clientes do aeroporto. Toda entrega é fruto de investimentos da ordem de R$ 2 bilhões e contempla rigorosamente todos os itens previstos no contrato de concessão.
“O novo RIOgaleão é um legado que queremos dividir com os cariocas. Ele simboliza a energia dos cidadãos do Rio, e nós queremos que ele se torne um lugar do qual os cariocas podem se orgulhar. Entregue em tempo recorde, a renovação do Aeroporto Internacional Tom Jobim é o resultado de um compromisso que firmamos, em 2014, para a cidade e nossos passageiros. No pico das obras, o consórcio construtor chegou a gerar mais de 7 mil empregos. Agora podermos oferecer um aeroporto compatível para receber os 1,5 milhão de visitantes durante as Olimpíadas”, afirma Luiz Rocha, presidente do RIOgaleão.
A Dufry inaugurará, no dia 23, um de seus espaços, que foi duplicado e oferece um total de 8 mil m2 com áreas exclusivas para marcas cariocas. Há, ainda, um total de 6 mil m² dedicados a quatro salas vips, que serão inauguradas até as Olimpíadas. O aeroporto passa a contar com 24 mil m² de área comercial, entre lojas e restaurantes.
O novo Welcome Center será inaugurado até a próxima segunda-feira (23). Trata-se de um espaço localizado no desembarque do terminal 2 com informações turísticas sobre a cidade e o estado do Rio de Janeiro e opções de transportes, além de orientações sobre o aeroporto. O projeto é uma parceria com RioTur e Setur, que capacitaram equipe trilíngue para atender e auxiliar o viajante a planejar o roteiro de visitas na Cidade Maravilhosa e indicar possibilidades de turismo por todo o estado.
Com um quilômetro de extensão, o Píer Sul terá 14 esteiras rolantes com comprimentos de até 100 metros, quatro elevadores e seis escadas rolantes. No Terminal 2, a concessionária também realizou melhorias, incluindo a instalação de seis pórticos de raio-x, 14 elevadores e 16 escadas rolantes. A revitalização e automatização dos sistemas de energia, assim como de um novo sistema de sonorização totalmente digital, serão concluídas antes das Olimpíadas.