A migração se inicia em outubro e termina em abril , período no qual as baleias dão a luz
Não há lugar melhor para observação de criaturas marinhas do que Monterey, conhecida como a “capital mundial para observação de baleias” devido à topografia do oceano e variedade de espécies de baleias, golfinhos e outros animais que passam pela região. Os meses de janeiro e fevereiro são perfeitos para quem deseja ter a experiência de ver de perto as belas criaturas, pois é quando viajam em grupos de norte a sul – e vice versa – para dar à luz seus filhotes.
Variedade
Os melhores locais são Point Piños e Monterey Bay, devido a um cânion muito profundo a apenas três quilômetros do litoral de Monterey, que provoca uma concentração de baleias que preferem nadar com mais segurança. Dentre as mais de 30 espécies de baleias, golfinhos, toninhas e lontras do mar, é possível avistar baleias azul, cinzentas, leões marinhos do Norte, orcas, entre outros. É possível observar os animais de perto, sem precisar se afastar uma longa distância da praia e a um valor muito mais acessível.
Durante o passeio, os grupos são orientados por guias especializados que contam um pouco sobre cada espécie avistada e seu comportamento. Há cientistas e biólogos que ajudam esses guias a coletar informações sobe número de baleias e golfinhos, temperatura da água, localização, condições climáticas, para serem enviadas ao Centro de Pesquisa de Cascadia e ajudar nos estudos sobre a natureza desses animais em seu habitat natural.
Veja também as mais lidas do DT
Nos dias 28 e 29 de janeiro acontece ainda, no porto Old Fisherman’s Wharf, o 7º Festival Anual de Baleias, evento que celebra a migração das baleias cinzentas e criaturas marinhas locais. A festividade é gratuita e inclui eventos interativos para as famílias, com música, comida, atividades educacionais e palestras, com o objetivo de capacitar e inspirar a comunidade a proteger a vida selvagem.
Sobre a migração
A migração se inicia em outubro, quando as mães grávidas saem do Estreito de Bering, próximo ao Alasca, em direção à Baja, no México, para dar à luz em águas mais quentes. Em meados da terceira semana de janeiro é possível avista-las viajando para o sul. Já na segunda quinzena de fevereiro, as baleias podem ser vistas voltando para o norte novamente, desta vez acompanhadas de suas crias. A viagem continua até abril, quando chegam ao destino final.
Para mais informações e reservas dos passeios, visite See Monterey.