Motéis vivem momento de novos investimentos, fusão de empresas e oferta de novos serviços 

Continua depois da publicidade

Nova rota traçada pelos motéis no País: cerca de 5 mil estabelecimentos do gênero, movem a roda de um setor que fatura R$ 5 bilhões/ano

por Cecília Fazzini especial para o DIÁRIO


Expositor da Equipotel há mais de 10 edições, ABMotéis comemora a fase de modernização por que passa o setor. Felipe Martinez, presidente da entidade que reúne motéis em todo o Brasil, sendo 40% concentrados na Região Sudeste, considera que os empreendimentos, nos últimos 5 anos, atravessam um período de boas perspectivas. A inclinação para atualizarem estruturas e serviços tem levado, segundo o dirigente, a fusão entre empresas, para fazerem frente aos aportes não apenas em arquitetura, decoração e mobiliário dentro das suítes. “O foco é juntar forças para investir em sistemas de reservas e gestão, uma tecnologia que dispende altos recursos e, para um motel independente, se torna inviável”, considera. Isso explica o novo formato do negócio com o surgimento de novas redes, caminho para tornar também mais robusta a operação.

Motéis
Felipe Martinez, presidente da AB Moteis (Crédito:

Capturar o hóspede – Ter acesso criterioso e pontual ao hóspede que navega no universo online é missão – através de reservas antecipadas – que está na ponta da estratégia das empresas do segmento, que movimenta R$ 5 bilhões/ano, montante distribuído pelos 5 mil motéis, de Norte a Sul do País, que atendem 100 milhões de hóspedes anualmente. Força econômica também mensurada pela geração de empregos 500 mil, sendo 250 mil diretos e 250 mil indiretos. Martinez relaciona um dado que considera relevante:

80% da mão-de-obra é feminina. “Nosso segmento é um grande empregador de colaboradores mulheres”, salienta ele.

Veja também as mais lidas do DT

Equilíbrio de contas – Na dianteira das preocupações do empreendedor na área da motelaria, Martinez relaciona a busca da eficiência energética, com adesão em grande escala da energia solar. A meta é a economia na conta de luz, um custo muito elevado para o negócio.

Motéis
Do estande de 250 metros quadrados da ABMotéis nesta edição da Feira, participaram 13 fornecedores, sendo 10 expositores parceiros tradicionais da entidade no evento e 3 novos. (Crédito: Juliana Gonzaga ABMotéis)

Pesquisa de mercado

Depois da primeira experiência realizada em 2018, cinco anos depois a ABMotéis acaba de registrar o resultado de uma nova sondagem. Martinez assinala que a aferição, a partir de uma nova metodologia, ouviu pessoas em 6 capitais brasileiras, através de entrevista presencial (antes a pesquisa era online e sem identificação dos respondentes). O resultado que exprime o perfil dos hóspedes de motéis é que 85% dos casais que frequentam esse meio de hospedagem são aqueles que mantêm uniões estáveis; 12% são hóspedes de uma noite e 3% parceiros num relacionamento extraconjugal.

Para que a pesquisa não fique só nos números e estatísticas a ABMotéis convidou, entre outras personalidades, para o estande da entidade na Equipotel a jornalista e apresentadora Rafa Brites, que expõem nas redes sociais o hábito de utilizar regularmente motel com o marido. “Trouxemos para o nosso estande na Equipotel uma figura pública, casada, que atesta ser frequentadora de motel com seu parceiro”

Gastronomia em alta – Além da forte tendência no negócio motel da reserva antecipada, a gastronomia muito melhor elaborada, com suporte de um chef de cozinha é outro aspecto da nova onda do setor, conforme Felipe…

Do estande de 250 metros quadrados da ABMotéis nesta edição da Feira, participaram 13 fornecedores, sendo 10 expositores parceiros tradicionais da entidade no evento e 3 novos.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade