(Edição do DT com agências)
Nesta semana, na cerimônia da moeda do MSC Meraviglia, realizada em Saint-Nazaire, na França, a empresa de cruzeiros confirmou antecipadamente a encomenda de mais dois navios da geração Meraviglia, no estaleiro STX France. As embarcações Meraviglia-Plus serão maiores em tamanho e tonelagem, cada uma com 2.444 cabines e capacidade total (hóspedes + tripulação) para 8 mil pessoas.
As entregas destes transatlânticos estão previstas para outubro de 2019 e setembro de 2020, antecipando em quase dois anos a entrega dos últimos navios da geração Meraviglia, construídos no STX France.
Veja também as mais lidas do DT
Além disso, e pela primeira vez na indústria, as embarcações Meraviglia-Plus terão a bordo os únicos museus de arte clássica e contemporânea dos mares.
Realizada no estaleiro STX France – com a presença do Ministro da Economia, Indústria e Setor Digital, Emmanuel Macron, o Prefeito de Le Havre, Edouard Philippe, e um membro do Parlamento – a tradicional e secular cerimônia deu a oportunidade de apresentar à mídia e outros parceiros a evolução da construção do MSC Meraviglia, cuja entrega está prevista para Junho de 2017.
“A parceria de longa data com o STX-France e o contínuo crescimento de nosso negócio me permitem confirmar, antecipadamente, a opção para construção de dois navios adicionais”, comenta Pierfrancesco Vago, presidente da armadora.
O presidente do STX Frace, Laurent Castaing, comenta: “Essa encomenda prorroga esta parceria única e excepcional que estabelecemos com a MSC. A prova está na qualidade do nosso relacionamento com um cliente exigente que confia em nós e na experiência adquirida pelas nossas equipes durante os projetos”.
A MSC Cruzeiros também anunciou que o MSC Meraviglia será inaugurado em Le Havre, na França.
“Estar presente no estaleiro STX France para a cerimônia da moeda pela 11ª vez reflete os fortes laços com a França, país onde todos os navios da nossa atual frota foram construídos. Isso faz da MSC Cruzeiros, em termos de exportação de contratos, a investidora estrangeira número um na França – com mais de 8 bilhões euros investidos nesse período – e uma das maiores globalmente. Por esta razão, tenho o orgulho de anunciar que o MSC Meraviglia não poderia ser batizado em outro lugar além da França, no porto de Le Havre, patrimônio da UNESCO, em 1º de junho de 2017”, completa Vago.
As embarcações Meraviglia-Plus da MSC Cruzeiros serão a nova geração de navios para todas as estações. Com 331 metros de comprimento e 200 cabines adicionais, os dois transatlânticos terão capacidade para quase 6.300 hóspedes. Eles também terão a possibilidade de passar por todos os portos do mundo.
As duas embarcações custarão 1.6 bilhão de euros, o que significa um investimento total nos dois navios Meraviglia e dois navios Meraviglia-Plus de 3 bilhões de euros.