Em um acordo inovador, o Grupo MSC, a MSC Foundation e a instituição de caridade Mercy Ships International se preparam para a construção de um novo navio-hospital que oferecerá cirurgias e treinamento gratuito a milhares de pessoas na África, anualmente.
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências internacionais
No mês passado, o Presidente do Conselho do Grupo MSC e da MSC Foundation, Capitão Gianluigi Aponte; Diego Aponte, Presidente do Grupo MSC e Membro do Conselho da MSC Foundation; e Don Stephens, Fundador da Mercy Ships, assinaram um acordo para iniciar este novo projeto com uma generosa doação da MSC Foundation, refletindo o compromisso dos líderes em apoiar o acesso a cuidados de saúde essenciais para as próximas gerações.
Veja também as mais lidas do DT
“O investimento de muitos ao redor do mundo numa frota de navios-hospitais será reforçado pelo futuro do nosso novo navio construído especificamente para esse fim. A missão da Mercy Ships de trazer Esperança e Cura só é possível pela generosidade dos nossos parceiros, tripulação voluntária e pela provisão de Deus. Hoje, estou grato à MSC pelo seu apoio”, disse Don Stephens, fundador da Mercy Ships.
Desde que a Mercy Ships foi fundada em 1978, já realizou mais de 117.000 procedimentos cirúrgicos especializados e transformadores. Essas cirurgias incluem reconstruções maxilofaciais, liberação de contraturas em queimaduras graves, correção de problemas ortopédicos em crianças, correção de fissuras labiopalatinas, oftalmologia e serviços odontológicos. A Mercy Ships, uma organização não-governamental, também está empenhada em aumentar a capacidade dos sistemas de saúde locais por meio de programas de educação e formação cirúrgica, concebidos de forma sustentável.
A expansão da sua frota com um novo navio-hospital, que será desenvolvido especificamente para esse fim, concebido com especificações semelhantes às do Global Mercy™ e com foco em espaços de formação designados, permitirá à Mercy Ships aumentar a sua capacidade de colaborar com nações anfitriãs em esforços de treinamento e apoio.
A operação de navios-hospitais envolve o transporte de grandes quantidades de suprimentos essenciais através dos oceanos e mares para apoiar continuamente atividades cirúrgicas e de treinamento. A MSC e a Mercy Ships são parceiras desde 2011, sendo que o Grupo MSC assegura o apoio logístico e a entrega de contêineres de abastecimento para todos os portos de serviço.
O apoio à infraestrutura e a experiência logística, fornecidos pelas suas equipes na África, abrange desde a agência de navegação local da MSC e os terminais MSC e TiL que movimentam cargas até serviços de logística, armazenamento e transporte terrestre da MSC e MEDLOG. Além disso, a MSC forneceu amplo aconselhamento técnico e experiência na preparação do novo navio, trabalhando com a Mercy Ships para desenvolver um projeto que irá aprimorar a eficiência para as necessidades da organização.
O novo navio contará com espaços para acomodar aproximadamente 600 tripulantes e pacientes a bordo. Seu hospital terá dois andares e 7.000 metros quadrados, contando com seis salas de cirurgia, um laboratório totalmente equipado e espaços de treinamento de última geração. Isso possibilita que a Mercy Ships fortaleça os sistemas cirúrgicos locais durante seu tempo no porto, geralmente 10 meses.