O Ministério do Turismo (MTur) terá uma atuação estratégica e inovadora durante a COP30, em Belém (PA), com uma série de ações que unem sustentabilidade, cultura e promoção dos destinos brasileiros. A Pasta montará um estande institucional na Green Zone — área aberta ao público e dedicada à sociedade civil, inovação e cultura — que contará com um moderno estúdio para transmissões ao vivo e gravações do “Vídeo Cast – Diálogos para a COP”.
REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações do MTur
O programa reunirá especialistas, gestores e representantes do setor turístico para discutir os desafios e as oportunidades de um turismo mais sustentável e alinhado à agenda climática global.
Entre os destaques da programação, o ministro do Turismo, Celso Sabino, participará de um Talks especial sobre Turismo e Sustentabilidade a bordo de uma embarcação movida a hidrogênio — sem emissão de poluentes —, simbolizando o compromisso do Brasil com a descarbonização e a inovação verde.
A cobertura do MTur será ampla e dinâmica: equipes do Ministério estarão distribuídas em diversos pontos da cidade e nos espaços oficiais da conferência, registrando os principais momentos da cúpula climática das Nações Unidas. Todo o conteúdo será divulgado nos canais oficiais do MTur, aproximando o público brasileiro das discussões que colocarão o país no centro da agenda ambiental global.
Durante o evento, o MTur também promoverá ações de turismo local, como o apoio de monitores da Escola Nacional de Turismo nos ônibus de city tour, além de uma ativação itinerante inédita pelas ruas de Belém — reforçando a imagem do Brasil como referência em turismo sustentável e inovador.
Encerrando a participação em clima de celebração, o Ministério fará a cobertura de um festival musical na Free Zone, no dia 21 de novembro. O evento reunirá artistas, organizações e representantes da sociedade civil em uma celebração da cultura paraense, com foco em inclusão e conscientização ambiental.
Com essa agenda diversa e vibrante, o Ministério do Turismo reforça sua presença na COP30, evidenciando o papel do turismo como vetor de desenvolvimento, preservação ambiental e valorização da identidade cultural brasileira.
Fonte: Assessoria de Comunicação do MTur





