O ministro do Turismo, Celso Sabino, recebeu nesta terça-feira (28) a embaixadora da Dinamarca no Brasil, Eva Pedersen, para uma reunião em Brasília (DF) voltada ao fortalecimento das relações turísticas entre os dois países. O encontro tratou da ampliação da promoção de destinos brasileiros e dinamarqueses, bem como das oportunidades de cooperação ligadas à COP30, que será realizada em 2025, em Belém (PA).
REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias
Durante o diálogo com a embaixadora da Dinamarca, o ministro destacou o potencial do turismo gastronômico como elo entre culturas e vetor de desenvolvimento econômico. Sabino, que também preside o Conselho Executivo da ONU Turismo, mencionou a realização do Fórum Mundial do Turismo Gastronômico, previsto para 2026, em Santarém (PA).
“Seria interessante promover um intercâmbio para que o maior número possível de chefs participe deste Fórum, inclusive os dinamarqueses”, afirmou o ministro.
A embaixadora reforçou o interesse do país europeu em ampliar parcerias no segmento e elogiou a iniciativa de integrar gastronomia e turismo sustentável.
“Temos projetos na área gastronômica que gostaríamos de expandir, e participar do Fórum será muito importante”, declarou Eva Pedersen.
Fórum Mundial de Turismo Gastronômico 2026
O evento da ONU Turismo reunirá chefs, especialistas e gestores de todo o mundo para debater inovação, sustentabilidade e identidade cultural na gastronomia. A edição brasileira reforça a estratégia do governo federal de posicionar o país — especialmente a Amazônia — no mapa global do turismo gastronômico, unindo cultura, turismo e desenvolvimento regional.
Fonte: Assessoria de Comunicação do MTur




