MTur e BID apresentam relatório para elaboração do Plano de Ações Climáticas 

Continua depois da publicidade

MTur monta planejamento estratégico em relação às mudanças climáticas

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


O Ministério do Turismo e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) divulgaram nesta quarta-feira (18) o relatório de trabalho da primeira oficina para elaboração do “Plano de Ações Climáticas para o Turismo Brasileiro”. O documento marca a construção conjunta dos principais aspectos que devem integrar o planejamento estratégico do MTur em relação às mudanças climáticas.

As principais ações de trabalho esperadas para a Pasta até 2030 estão nas áreas de descarbonização e de conservação ambiental, conectadas à necessidade de geração de impacto socioeconômico e à oportunidade de que o Brasil seja uma referência internacional sobre o assunto.

Veja também as mais lidas do DT

O relatório foi elaborado em conjunto com representantes da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

Segundo o Ministro do Turismo, Celso Sabino, o tema é uma das prioridades da Pasta. “São passos importantes para o desenvolvimento desse plano estratégico de ações climáticas. Nossa meta é sermos referência sobre o assunto, apresentando o turismo brasileiro como forte propulsor da conservação ambiental, atraindo turistas conscientes e contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do país”, destacou.

O documento traz ainda um conjunto de macro ações que devem ser priorizadas no planejamento do Ministério do Turismo a respeito das mudanças climáticas. Temas como a articulação interinstitucional, estudos de casos, planos específicos e o desenvolvimento de soluções financeiras ocupam o maior destaque no conjunto desenhado.

Os resultados apresentados no relatório servirão como base para o MTur na construção e implementação de um plano de ação climática para o turismo, sendo esta política pública alinhada às diretrizes do País e que deverá guiar os esforços setoriais para a mitigação e adaptação do setor, contribuindo para o alcance das metas das Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs, em inglês) estabelecidas pelo Brasil.

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade