segunda-feira, abril 7, 2025
InícioEconomia do turismoMTur lista 12 destinos para visitar na baixa temporada

MTur lista 12 destinos para visitar na baixa temporada

Os meses menos concorridos do ano já são a preferência de 30% dos viajantes brasileiros, de acordo com a maior operadora de turismo da América Latina, e atraem, especialmente, quem deseja gastar pouco e ter tranquilidade.

Viajar de março a junho ou de agosto a novembro pode gerar uma série de benefícios. O maior deles é preço. Períodos menos concorridos costumam ser sinônimo de passagens aéreas mais baratas, meios de hospedagem com desconto, alimentação e serviços turísticos a preços menores.

Confira 12 destinos que se destacam na baixa temporada:

Destino: Litoral nordestino

Período: agosto a novembro

Por que: os pacotes mais procurados do mercado são Fortaleza (CE), Porto Seguro (BA), Maceió (AL), Natal (RN) e Porto de Galinhas (PE). Além do clima quente praticamente o ano todo, o preço é mais atraente na baixa temporada.

Destino: Litoral catarinense (SC)

Período: março a junho

Por que: uma das melhores estações para se aproveitar as praias de Santa Catarina é o outono, com dias claros e ensolarados, temperatura amena, menos chuva e praias vazias em relação ao verão, além de preços baixos.

Destino: Cidades históricas de Minas Gerais (MG)

Período: abril a setembro

Por que: em abril as chuvas diminuem no estado, sendo uma boa oportunidade para fazer uma viagem histórica pelo roteiro Minas Colonial, passando por Tiradentes, São João del-Rei, Ouro Preto e Mariana. As cidades guardam registros arquitetônicos do barroco, recontam a história do país e exibem monumentos de artistas como Aleijadinho.

Destino: Pantanal (MS e MT)

Período: abril a setembro

Por que: os períodos de chuva e seca mudam completamente a paisagem pantaneira. Porém, se o objetivo do visitante é conhecer a fauna e a flora do local, observar pássaros, ter uma temperatura mais amena e noites mais estreladas, o melhor período para se conhecer a região é de abril até setembro, quando as águas começam a baixar, aumentando a visibilidade dos animais e vegetação local.

Destino: Lençóis Maranhenses (MA)

Período: maio a setembro

Por que: Após a estação chuvosa, as lagoas entre as dunas ficam cheias e exuberantes. O maior campo de dunas do Brasil é também um dos destinos preferidos para quem gosta de turismo de aventura e contato com a natureza. Para conseguir descontos nessa época, a dica é planejar com pelo menos 60 dias de antecedência. O parque está inserido nos municípios de Barreirinhas, Santo Amaro e Primeira Cruz.

Destino: Chapada dos Veadeiros (GO)

Período: abril e maio

Por que: com o término das chuvas, a vegetação do cerrado fica exuberante e as cachoeiras são mais seguras, com menos risco de trombas d’agua. Somente o município de Alto Paraíso possui mais de 120 cachoeiras catalogadas. É também um destino muito requisitado pelos amantes de esportes e atividades de aventura na natureza.

Destino: Parque Estadual do Jalapão (TO)

Período: maio a setembro

Por que: é o período de seca em Tocantins, o que melhora o acesso ao parque e aos atrativos. O roteiro, que sai de Palmas e passa pelas cidades de Ponte Alta e Mateiros, costuma durar de três a cinco dias.

Destino: Fernando de Noronha (PE)

Período: abril a junho

Por que: a campanha Temporada Mais Noronha oferece descontos de até 30% nos pacotes turísticos para a ilha durante o período de baixa estação. No ano passado, 76 mil turistas viajaram para o arquipélago.

Destino: Bonito (MS)

Período: março a junho

Por que:  Os descontos chegam a até 30%. A cidade tem movimento o ano todo, principalmente nos meses de dezembro a fevereiro. Recomenda-se a estadia de sete dias no destino para aproveitar mais de 30 atrativos.

Destino: Foz do Iguaçu (PR)

Período: março a junho

Por que:  Os preços das diárias são até 40% mais baratos na baixa, além de os principais atrativos serem menos concorridos, como a queda d’água das Cataratas do Iguaçu, a Trilha do Poço Preto e a visita na Ilha dos Papagaios.

Destino: Canindé de São Francisco (SE)

Período: março a junho

Por que:  A melhor época para registrar belas imagens durante o passeio de catamarã no Cânion do Xingó é em outono, estação em que os raios solares, ao refletirem sob a água, realçam a tonalidade verde esmeralda do Rio São Francisco.

Destino:  Serra Gaúcha (RS)

Período: fevereiro a maio; segunda quinzena de agosto a outubro

Por que: A economia nessa época pode chegar a 40%. Atrativos temáticos como a Aldeia do Papai Noel e o Parque de Neve funcionam diariamente ao longo do ano. Além de acontecerem eventos na baixa temporada, como  a Festa da Colônia em Gramado (agosto), a Festa da Uva, em Caxias do Sul (fevereiro e março) e a Festa da Vindima em Bento Gonçalves e Garibaldi (janeiro a março).

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque