Muito mais que o Amanhã, por Andréa Nakane

Continua depois da publicidade

O Amanhã Simboliza o Renascimento da Praça Mauá no RJ. Mas o Museu é apenas um no Coletivo Cultural e Histórico da Cidade.

Com pouco mais de um mês de abertura oficial, o Museu do Amanhã, localizado na até então caótica e renegada Praça Mauá, região portuária do Rio de Janeiro, já está ganhando destaque até mesmo na mídia internacional. O jornal britânico “The Guardian” fez uma lista dos dez melhores novos museus do mundo e o primeiro a ser citado foi o Museu do Amanhã.

Mas não só do Amanhã vive o circuito cultural e histórico dos museus na cidade. As opções são inúmeras como o Museu de Arte do Rio, também na Praça Mauá, o Museu Nacional de Belas Artes, o Museu Histórico Nacional, o Museu do Catete, os diversos Centros Culturais, no mesmo quadrilátero: Centro Cultural do Banco do Brasil, Centro Cultural dos Correios, Casa França Brasil, entre tantos outros equipamentos que movimentam o fluxo turístico.

Veja também as mais lidas do DT

Há um atrativo que não recebeu ainda a devida atenção, mas começa a se tornar uma das mais prazerosas e interessantes experiências na cidade do Rio de Janeiro: o Museu Naval, cuja gestão é da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha.

Localizado na Rua Dom Manuel, 15, próximo a Praça XV, funciona de terça a domingo, das 12h às 17h, com entrada gratuita e apresenta uma exposição permanente intitulada O Poder Naval na Formação do Brasil, que conta toda a história naval brasileira desde o descobrimento até os dias atuais. Possui equipe de monitores simpáticos e que acompanham o visitante, oferecendo explicações e histórias que valorizam ainda mais o passeio.

Além disso, proporciona outras grandes atrações que são os passeios marítimos a Ilha Fiscal, célebre por ter sido palco do último baile do Império. O espaço visitado retrata o cenário da época e conta também com exposições permanentes.

Outro passeio de grande impacto, com imagens de tirar o fôlego, é o passeio marítimo no rebocador Laurindo Pitta, que em 02 horas de navegação, visita 18 ícones turísticos e de relevância para o patrimônio do Rio de Janeiro, com imagens que deixam qualquer pessoa convicta que a natureza deixou nos contornos da cidade sua sublime beleza e oponência.

Os passeios marítimos ocorrem de quinta-feira a domingo, em horários distintos e possuem um valor simbólico. Informações podem ser obtidas pelos telefones (21) 2533-9165 e 2532-5992

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade