Em comemoração ao sesquicentenário de nascimento do Pai da Aviação, a Prefeitura de Petrópolis reabre o Museu Casa de Santos Dumont ao público na sexta-feira (21), com entrada gratuita. No sábado (22) e domingo (23), o ingresso tem 50% de desconto.
EDIÇÃO DO DIÁRIO com assessorias
A reinauguração oficial do Museu Casa de Santos Dumont acontece nesta quinta-feira (20), aniversário de 150 anos do Pai da Aviação. Além da reinauguração, a cerimônia conta ainda com os lançamentos do selo comemorativo pelos Correios e da medalha em alusão aos 150 anos de nascimento de Santos Dumont pela Casa da Moeda do Brasil.
Veja também as mais lidas do DT
“Será uma grande festa em homenagem a esse ilustre brasileiro que escolheu Petrópolis para construir sua casa de verão, que hoje é um Museu em reconhecimento a sua história. Temos o orgulho de entregar para a população um Museu todo reformado, com mais conforto e acessibilidade para os visitantes no Centro Cultural”, ressaltou o prefeito Rubens Bomtempo.
A solenidade será transmitida ao vivo pelo Instagram da Prefeitura.
A Encantada*
A Encantada, como é chamada a Casa de Santos Dumont, foi totalmente reformada pela Prefeitura de Petrópolis. O investimento foi feito com recursos próprios do tesouro municipal, transformando o Museu e o Centro Cultural 14-Bis. Os dois espaços foram requalificados, garantindo acessibilidade e conforto para os visitantes.
Tanto a fachada, incluindo o telhado, quanto a parte interna da Casa de Santos Dumont e do Centro Cultural 14-Bis passaram pela reforma. Todo o projeto foi aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). “O imóvel estava com muito mofo, infiltração e cupim. Foi uma grande reforma, que garantiu toda a segurança da casa e do acervo, que conta com mais de 200 peças”, disse o coordenador do Museu, Claudio Gomide.
Além da reforma, o acervo também ganhou peças novas como a bandeira original que Santos Dumont hasteava, mobiliário, quadro com a família, carta com o pedido da terra para a construção da casa, entre outros. A carta foi doada pela Companhia Imobiliária de Petrópolis e é uma contribuição importante para o acervo.
A Encantada foi construída em 1918, sendo projetada pelo próprio Santos Dumont. O imóvel localizado na Rua do Encanto foi a casa de verão do Pai da Aviação. Após sua morte, em 23 de julho de 1932, a família doou a casa para a Prefeitura de Petrópolis para que fosse transformada em Museu, em 1956, e assim guardasse para sempre as memórias do Pai da Aviação.
O Museu Casa de Santos Dumont recebe cerca de 10 mil pessoas por mês. O acervo conta com itens pessoais do Pai da Aviação, como o chapéu, além de invenções, como relógio de pulso e o chuveiro. Chama a atenção na casa as escadas, na entrada e no interior do imóvel, construídas com degraus em forma de raquete, que só se pode acessar começando com o pé direito.