(Edição do DT com agências)
O Museu de História e Cultura Afro-Americana do Instituto Smithsonian, que está em construção e ocupará o último local designado para museu no National Mall, será inaugurado em 24 de setembro de 2016 em Washington, DC.
A porta-voz do Instituto Smithsonian, Linda St. Thomas, anunciou que Barack Obama, primeiro presidente negro americano, participará da cerimônia de abertura. Após o evento, diversas celebrações acontecerão durante uma semana para comemorar esse marco na história do país, incluindo festivais ao ar livre. O museu também ficará aberto durante o período de 24 horas consecutivas com atividades especiais.
Veja também as mais lidas do DT
O museu construiu uma coleção de 11 exibições que vão traçar a história da população afro-americana desde a escravidão, segregação, direitos civis, grandes realizações nas artes, entretenimento, esportes, exército e cultura. Artefatos emprestados de outras instituições também estarão expostos, tais como dois documentos assinados pelo presidente Abraham Lincoln: a 13ª Emenda e a Proclamação da Emancipação.
O novo museu terá uma área de mais de 20 mil metros quadrados e ficará entre o Monumento a Washington e o Museu Nacional de História Americana, no National Mall. O local será a sede de diversas apresentações, shows, cerimônias e exposições. A construção do museu começou em 2012 e teve o custo estimado em U$ 500 milhões.