quinta-feira, dezembro 25, 2025
InícioBlog do DiárioMuseu Funerário reabre na íustria com itens mórbidos

Museu Funerário reabre na íustria com itens mórbidos

O Museu Funerário de Viena, criado há quase 50 anos, reabriu neste mês, após um período de reformulação em que foi adaptado para a era digital. Cheio de máscaras mortuárias, caixões antigos e outros objetos mórbidos.

Quando foi inaugurado, em 1967, o "Bestattungsmuseum" foi o primeiro museu do tipo no mundo. Agora, ele passou a funcionar dentro do Cemitério Central, que é o segundo maior da Europa em área e o que tem o maior número de pessoas enterradas no continente: cerca de 3 milhões, o dobro da população viva atual de Viena.

A entrada para o museu subterrâneo leva as pessoas ao “reino dos mortos”, ou ao submundo dos agentes funerários de séculos passados, afirmou a diretora da instituição, Helga Bock. 

Cerca de 250 itens estão expostos. “Para os nobres, e especialmente na Corte Imperial, os funerais eram oportunidades de demonstrar poder. O povo também adotou esse costume, e por isso Viena desenvolveu uma cultura do luto tão específica”, diz Helga.

Os itens expostos incluem máscaras mortuárias, avisos de morte, miniaturas de carros funerários e vários caixões.

  Livro e caveira expostos no Museu Funerário, em Viena (Foto: Joe Klamar/AFP)

Entre os mais bizarros está um sino que era colocado debaixo da terra, unido ao corpo por uma corda, para que fosse tocado caso a pessoa tivesse sido enterrada viva por engano.

Além do museu, o Cemitério Central, ou Zentralfriedhof, também atrai muitos visitantes, e não apenas no Dia de Finados.

Muitos moradores e turistas vão até lá aos finais de semana para ver as tumbas de pessoas famosas como Beethoven, Brahms e o pop star austríaco Falco.

Com 2,5 km quadrados, o local tem “metade do tamanho de Zurique, mas é duas vezes mais divertido”, segundo um ditado local.

Outra atração para os fãs de lugares mórbidos é a cripta imperial na Igreja dos Capuchinhos, que é, desde 1633, o último lugar de descanso da dinastia austríaca dos Habsburgos, contendo restos de 145 membros da realeza.

 

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque