Mustafá Dias, diretor executivo de Turismo do Recife, faz um balanço dos êxitos do destino em 2018

Continua depois da publicidade

“Apesar da crise nacional, 2018 foi um ano muito produtivo para a cidade do Recife”, afirma o diretor executivo de Turismo do Recife, Mustafá Dias

Por Hugo Okada (Especial para o DIÁRIO)

Recife é uma cidade que encanta o viajante de forma imediata. Seja pelos museus, pelos pontos históricos, pelo centro cuja atmosfera é um convite ao relaxamento e descanso, pelo sol e pelas belas praias, e claro, pela sua gastronomia. A capital pernambucana é um destino completo para quem busca beleza e experiências inesquecíveis durante as férias. Outra característica que vale a pena ser destacada é o folclore e a musicalidade do destino. No Recife se respira cultura.

Mustafá Dias, diretor executivo de Turismo do Recife, em entrevista exclusiva ao DIÁRIO, revela como a capital driblou a crise e continuou crescendo, registrando ainda mais turistas nos períodos de alta temporada do que o ano anterior. Além disso, Mustafá Dias enumera todas as suas atrações, com especial atenção ao maior Carnaval de rua do País e procurado por viajantes de todo o mundo.

Enfrentando a crise

“Tenho que começar dizendo que, apesar da crise nacional, 2018 foi um ano muito produtivo para o Turismo do Recife. Quando falamos em Turismo, não podemos deixar de fora o nosso Carnaval, que é o maior Carnaval de rua do País. Em fevereiro deste ano, registramos 300 mil pessoas a mais que o ano passado, totalizando 1,6 milhão de foliões espalhados por 44 polos descentralizados garantindo o sucesso da festa para a população e agradando todos os turistas que por aqui passaram”, afirma Dias.

Veja também as mais lidas do DT

Recife-Marco-Zero diariodoturismo
Marco Zero: um dos pontos turísticos da capital pernambucana (Crédito: DT)

Reposicionamento de marca

“O ano de 2018 também foi marcado como o ano em que reposicionamos nossa marca como destino turístico de lazer, uma vez que a cidade já é bem posicionada com o turismo de negócios e de um modo geral. Levamos ao mundo afora, nas feiras e eventos do segmento a nova campanha da cidade, denominada ‘Recife – Capital da Criatividade’. Isso comprova que somos mais que sol e mar, somo riqueza cultural aliada à inovação, tecnologia e gastronomia. Realizamos um Roadshow em parceria com o Recife Convention & Visitors Bureau e ABIH de Pernambuco. Levamos o destino para nove cidades brasileiras: Campinas, Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Salvador, Fortaleza, Belo Horizonte, que contam com voos diretos para a capital pernambucana. Além de Ribeirão Preto e Cuiabá com conexões.

Capacitamos 656 profissionais para que possam vender nosso destino, transformando e levando a nova identidade, e essas ações foram muito ricas, porque nos deu a oportunidade de mostrar todo nosso potencial e nos reposicionar nas prateleiras do mercado brasileiro”, analisa o diretor.

Recife, outrora conhecida como a Veneza brasileira (Crédito: DT)

Plano do Turismo Criativo do Recife

“Outro ponto forte foi a criação do Plano do Turismo Criativo do Recife, documento pioneiro do Nordeste. O plano é um documento no qual oferecemos subsídios para que empreendedores possam explorar o turismo criativo, proporcionando ao turista uma experiência única de vivência na cidade, que vai desde o conhecimento da gastronomia local ao entendimento das manifestações religiosas e culturais”, complementa Dias.

Incentivo à cultura

“Falando em criatividade, o Recife também está se transformando em uma galeria a céu aberto. A ação cultural ‘RUA – Recife Urbana’, realizada em julho último, no Recife antigo, como complemento de um outro projeto, o ‘Colorindo o Recife’, de incentivo a arte urbana nos espaços públicos da cidade. Foram feitos 15 painéis e realizadas 15 oficinas além do Espaço Rua que transformou a Avenida Barbosa Lima com painéis com cerca de 300 metros quadrados, gerando grafites em 3D e fomentando a publicidade. O projeto reuniu milhares de pessoas de todas as idades nos consolidou como destino criativo, o que realmente somos”, declara o diretor dando prosseguimento aos êxitos alcançados em 2018.

Praia do Recife - diariodoturismo
Praia do Recife: outro atrativo turístico do destino (Crédito: DT)

Sensibilização turística

“Outro projeto de sucesso é o de sensibilização turística, o ‘Olha Recife’, que conta com mais de 300 roteiros realizados ao longo do ano. Passeios que podem ser feitos a pé, de ônibus e até de catamarã, todos gratuitos. Isso faz com que o cidadão recifense conheça e aprecie a cidade em que vive. Além disso, provocamos as vivências nos parques e praças e principais atrativos da cidade. Também neste ano, no aniversário de 481 anos do Recife, promovemos um espetáculo que passará a fazer parte do calendário da cidade, o Boi Voador, que remete ao ano de 1644 quando o conde Maurício de Nassau prometeu fazer um boi voar sobre a ponte, hoje rebatizada com o nome do próprio conde. O espetáculo transformou a Avenida Rio Branco em um teatro a céu aberto”, conta.

Vasta programação para o fim do ano

“Temos programadas atrações gratuitas como o Baile do Menino Deus, no Recife antigo e apresentações lúdicas e atividades recreativas nos parques da cidade como o Parque de Santana e o de Macaxeiras, que são parques importantes, que fazem parte do contexto de nossa cidade. Também teremos 15 minutos de queima de fogos de artifício ao longo da orla de Boa Viagem, principal destino de quem passa o réveillon na cidade. Vale ressaltar que ofereceremos passeios gratuitos em ônibus iluminados. No quesito apresentações artísticas, serão muitas, capitaneadas pela presença principal da cantora Elba Ramalho. Centros de atendimento vão orientar os viajantes com folhetos e atendentes bilíngues na recepção”, ressalta Dias.

Conscientização ambiental

“Olhar atento para as necessidades ambientais deve ser contínuo. Pensando nisso, a prefeitura, em parceria com a Secretaria de Esportes, Lazer e Desenvolvimento Sustentável e de Meio Ambiente abriu o primeiro Centro de Atendimento Ambiental, no segundo jardim da Praia de Boa Viagem. Interativo e dinâmico, o centro conta um pouco sobre o ecossistema, sobre a presença dos tubarões em parte de nossas praias, entre outras informações. Isso posto, prevemos um 2019 ainda melhor que 2018. Dados de movimentação de janeiro a outubro de 2017 para o mesmo período em 2018, mostram que houve um incremento de 6% no número de passageiros chegando no Recife, com receita turística tendo crescido 23.45% no mesmo período. Vamos continuar nesse mesmo ritmo”, finaliza.

https://visit.recife.br/

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade