Com o objetivo de ampliar oportunidades e promover o turismo de base comunitária, a plataforma Na Favela Turismo, em parceria com o Sebrae-RJ, acaba de formar 100 novos condutores locais nas comunidades da Rocinha, Cantagalo, Pavão-Pavãozinho e Vidigal, na zona sul do Rio de Janeiro. A cerimônia de formatura aconteceu nesta quarta-feira (5) e marcou mais uma etapa do projeto voltado à inclusão social por meio do turismo.
REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações da Agência Brasil
A iniciativa, que também conta com o apoio da Secretaria Estadual de Turismo do Rio de Janeiro, oferece capacitação voltada a moradores e mototaxistas interessados em atuar como guias turísticos. O conteúdo do curso inclui módulos sobre turismo receptivo e comunitário, hospitalidade, formalização (MEI e Cadastur), finanças e marketing digital.
De acordo com o idealizador da plataforma, Renan Monteiro, o projeto tem o potencial de transformar a economia das comunidades por meio da qualificação.
“Quando o turista recebe um produto melhor, ele indica mais pessoas a nos visitarem, e, assim, nossa demanda aumenta e conseguimos impactar cada vez mais as nossas favelas”, explica Monteiro.
Novos rumos sobre duas rodas
Entre os participantes está o mototaxista Jonathan Lima de Brito, que viu na formação uma oportunidade de recomeço e crescimento profissional.
“Quando mais novo, fiz coisas erradas, paguei por isso e procurei me redimir. Comecei com uma moto alugada, juntei dinheiro pra comprar outra, tirei minha habilitação e hoje estou procurando progredir”, conta.
Jonathan sonha em abrir um negócio próprio, oferecendo roteiros turísticos de moto pelas favelas cariocas e aprendendo novos idiomas para receber visitantes estrangeiros.
“Me apresentaram a primeira reunião, eu gostei e vi que ali era uma coisa boa. Que muitas portas iriam se abrir para nós”, completa.
O projeto faz parte de uma nova frente de ações que unem turismo, capacitação e desenvolvimento sustentável, valorizando o protagonismo das comunidades e a economia criativa nas favelas do Rio.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Agência Brasil




