Nasa adia lançamento da Missão Artemis que vai para a Lua

Continua depois da publicidade

Após engenheiros da Nasa constatarem um possível problema técnico em um dos motores do foguete que iria para a Lua nesta segunda-feira (29), a agência espacial decidiu adiar a histórica Missão Artemis l.

O lançamento estava previsto para acontecer às 9h33 (horário de Brasília) de hoje. A expectativa, agora, é que a Nasa retome a missão na próxima segunda-feira (2).

O diretor de lançamento interrompeu a tentativa de lançamento da Artemis I  aproximadamente às 8h34 (horário de Brasília). O foguete Space Launch System e a nave Orion permanecem em uma configuração segura e estável. Os controladores de lançamento continuaram a avaliar por que o resfriamentos dos motores RS-25 na parte inferior do estágio central para a faixa de temperatura adequada para decolagem não foi bem sucedido. Com essa falha, a operação perdeu “o time” na janela de lançamento de duas horas. Os engenheiros continuam coletando dados adicionais.

Veja também as mais lidas do DT

O evento previa reunir, segundo a Associated Press, entre 100 mil e 200 mil espectadores em Cabo Canaveral, na Flórida. Arquibancadas estavam montadas em uma área de visitantes do Centro Espacial Kennedy.

A última vez que a Nasa enviou uma missão para o satélite natural da Terra foi em 1972, com a Apollo 17. A Artemis l utilizaria apenas bonecos que simulam o corpo humano e, em caso de sucesso, planejaria, com tripulantes, a Artemis ll, ao redor da Lua em 2024, e a Artemis lll, entre 2025 e 2026, para pousar no satélite.

REDAÇÃO E EDIÇÃO DO DT com agências internacionais

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade