Natália Pisoni, coordenadora de Mercados Internacionais da Argentina (Inprotur), recebeu a reportagem do DIÁRIO DO TURISMO durante a WTM Latin America realizada na última semana em São Paulo.
REDAÇÃO DO DIÁRIO
A executiva assumiu essa coordenação em junho de 2023 e de lá para cá vem trabalhando junto a sua equipe para reposicionar a Argentina no mercado europeu e nos mercados latino americanos.
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“Estamos trabalhando muito, com muito foco no Brasil, porque o Brasil continua sendo o nosso principal mercado, temos também o Uruguai e o Chile com bons números e estatísticas, mas sempre o Brasil está no nosso foco e continua sendo o principal mercado emissivo de turistas para a Argentina. Nosso trabalho é muito direcionado na promoção, posicionamento, atualização de oferta da Argentina no Brasil”, enumero Natália Pisoni ao DIÁRIO.
Considerando o processo de transição e adaptação do novo governo – Javier Gerardo Milei assumiu a presidência no último mês de dezembro de 2023 – o trabalho de Natália e de sua equipe não parou, mesmo com uma economia instável.
“Nós argentinos estamos acostumados com essas situações de crise assim como no Brasil e na América Latina toda, mas mesmo com a crise e em uma situação difícil os argentinos vão continuar viajando. E nesses momentos de crise temos que trabalhar muito mais para trazer investimentos para a Argentina, investimentos para continuar nos principais mercados”, ponderou Natália.
Segundo ela, quando você tem uma mudança de governo, tem que estar no mercado acompanhando o trade e fazendo ações para levar um pouco de calma para as operadoras de turismo e para as companhias aéreas. “A Argentina continua trabalhando muito e acreditando nesses mercados, vamos continuar apoiando e investindo nossas forças para voltar aos antigos patamares”, comentou.
Números
No que se refere ao Brasil, Natália adianta que no ano passado o país do tango recebeu 1.4 milhão de visitantes brasileiros. “Para nós foi um número muito importante e isso significou uma recuperação de 93% ou 94% dos números antes da pandemia, ou seja, 2019. Temos ainda uma perspectiva de crescimento para recuperar os 100% e crescer”, enumerou.
Ela também acrescentou que os principais mercados emissores do Brasil são São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Curitiba. “Brasília nós temos tanto (turistas) de lazer como (turistas) do corporativo MICE, que é o caso, também, por exemplo de Curitiba.
Isenção do IVA
Quanto à isenção sobre o IVA (imposto sobre valor agregado) o país continua aplicando e é uma vantagem para os brasileiros. “Quando você faz uma reserva de hotel, por exemplo pela Booking ou pelo site do próprio hotel, o valor do IVA não é incluído na tarifa final”, afirma Natália. Segundo ela, para garantir a isenção, é necessário pagar com cartão de crédito internacional emitido fora da Argentina. “No momento do check-out, comprove que é turista apresentando seu passaporte ou documento de imigração que demonstre que você está viajando pelo país há menos de 60 dias”, ensinou.
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