(Edição do DT com agências)
No próximo dia 12, o aeroporto de Congonhas completa mais uma década, sagrando-se como um dos principais e mais movimentados do país.
Praticamente todos os dias é assim: a cada 2 minutos, uma aeronave pousa ou decola no coração da maior cidade da América do Sul. O ritmo intenso faz parte da rotina no Aeroporto de Congonhas, em pura sintonia com a vida de paulistanos e visitantes que, a trabalho ou em busca das tantas opções gastronômicas ou de lazer, rendem-se à paisagem de São Paulo.
Veja também as mais lidas do DT
Se nos céus a movimentação é tamanha, em solo uma estrutura dá suporte aos quase 53 mil embarques ou desembarques diários. As pontes de embarque, de esteiras e equipamentos e as tecnologias de ponta características de sistemas e aeronaves dialogam com a beleza de aspectos arquitetônicos peculiares, como os do Saguão Central, palco de simetrias e surpresas, ou do charmoso xadrez sob o qual passos apressados realizam check-ins.
Esses são apenas alguns dos destaques de Congonhas, que em 12 de abril celebra seus 80 anos de operações. Em São Paulo, não é difícil encontrar quem prestigiou uma das animadas festas ou bailes carnavalescos realizados no 2º piso (hoje utilizado pela administração aeroportuária).
Números (*Com base na movimentação consolidada em 2015):
-17 é o número de horas em que o aeroporto opera, por dia (6h às 23h);
– 4 empresas aéreas de voos regulares operam no terminal (Azul, Avianca, Gol e TAM);
– Média de 52.800 embarques e desembarques diários;
– Média de 585 pousos e decolagens diários;
– 30 destinos diretos.
Programação
As comemorações serão iniciadas oficialmente às 10h desta terça-feira (12), com ação musical no saguão central.
Nas áreas públicas e restritas, a história de Congonhas está registrada através de uma exposição fotográfica elaborada a partir da instalação de 20 painéis que exibem imagens diversas do terminal, antigas e recentes, que retratam os principais pontos de vista e elementos de Congonhas.
Na semana do aniversário, de 12 a 16 de abril, um totem fotográfico estará à disposição dos usuários no piso superior da sala de embarque. A máquina permite que sejam criadas fotos instantâneas com moldura comemorativa, reveladas e disponibilizadas em formato digital também para compartilhamento.