Durante a WTM Latin America, que aconteceu esta semana em São Paulo, o DIÁRIO conversou com Nice van Oorschot, diretora de operações da BestBuy Hotel, uma consolidadora de turismo com mais de 600 mil hotéis ao redor do mundo e com um portfólio invejável de potenciais clientes na área da hospitalidade. Segundo Nice, a operadora vendeu R$ 325 milhões no ano passado e projeta um incremento de 47% em receitas para 2019. Acompanhe abaixo os principais tópicos abordados na entrevista concedida ao editor do DIÁRIO, jornalista Paulo Atzingen.
Pacto com o agente de viagem
O nosso público principal é a agência de viagem e para as agências de viagem nós procuramos passar para eles 100% de tranquilidade. Hoje em dia, costumamos dizer que vender hotel é commodity, hoje todo mundo vende hotel, em qualquer lugar. Então, você entra na internet e vê os hotéis vendendo diretamente vias OTAs.
Então pra que ir a uma agência de turismo? Quem procura agência são pessoas que realmente precisam de um respaldo após a compra de uma viagem e a BestBuy está no mercado para dar esse respaldo para o agente de turismo. Então, todos os serviços feitos pela BestBy são reconfirmados dias antes de o passageiro viajar, de fazer o check-in. É como se, previamente, nós fizéssemos o check-in do cliente para que, na hora em que ele chegar no balcão já estar tudo resolvido. Esse é o grande diferencial da BestBuy, além de ter um atendimento 24 horas setes dias por semana, pois contamos com uma equipe que realmente está disponível para atender quando o agente precisar. As agências podem ligar aos finais de semana, fora do horário comercial, que estaremos prontos para atendê-los.
Plataforma
A BestBy conta com uma plataforma de reservas na qual nossos clientes podem acessar a qualquer hora, que tem meia centena de fornecedores integrados dentro do nosso sistema. Esses fornecedores são do mundo inteiro e fornecem todos os serviços terrestres. Transfer e city tour já entram no serviços privativos da empresa.
Relacionamento direto com hotéis
Todas as nossas contratações, principalmente no Brasil, são diretamente nossas. Não compramos hotelaria nacional de outros players. Nós temos uma ferramenta que disponibilizamos para os hotéis e eles colocam todo o tarifário deles dentro do nosso banco de dados. Então é 100% de hotelaria nossa e hotéis grandes, alguns de rede, e muita hotelaria internacional também.
Comissão
O agente de viagem, normalmente, é comissionado em 15%. Mas o que colocamos hoje para o agente de turismo é: vamos ser mais agressivos e bater o preço dessas OTAs (que vem muitas vezes tirar a venda do agente de viagem). Então acabamos oferecendo a eles de 12% a 15%. Porém, o nosso sistema tem a comissão inteligente, que permite que a agência de viagem possa manipular essa comissão. Nós determinamos um patamar de 15%, mas se ela quiser dar 10% de comissão para não perder a venda, ela tem essa possibilidade e, ainda, pode passar o cartão do cliente no nosso site, pois contamos com sistema de pagamento online, e toda a taxa de cartão fica a cargo da BestBuy, já inclusa no nosso preço.
2019
Em 2018 nós tivemos um crescimento de 85% em vendas internacionais. Para 2019 estamos prevendo um crescimento de 47% em vendas totais da empresa.
Acesse: bestbuyhotel.com.br