Nilo Felix, atual secretário de Turismo do Rio de Janeiro, trabalhou a maior parte de sua carreira no segmento do turismo. Já foi, por exemplo, diretor da Embratur, subsecretário de Turismo do Rio de Janeiro e é diretor do Clube do Feijão Amigo do Rio de Janeiro. Felix voltou à secretaria de Turismo por indicação do governador Luiz Fernando Pezão. O entrevistado falou ao DIÁRIO sobre as ações da sua gestão para a divulgação do Rio de Janeiro como destino e também da preparação para o carnaval. Confira:
DIÁRIO – Como a sua experiência em outros cargos, como secretário de Esportes e Lazer, por exemplo, pode enriquecer sua atuação como secretário de Turismo?
NILO FELIX – A minha vida toda foi pautada no turismo. Eu fui diretor da Embratur, no Rio de Janeiro, durante 8 anos, fui subsecretário de turismo, fui presidente da Turisrio, trabalhei durante 25 anos no setor privado em companhias aéreas. Então, o meu know how é do segmento do turismo, por isso, não teremos dificuldades de desenvolver projetos e fazer a gestão, porque eu me sinto com conhecimento para contribuir para o segmento do turismo do Rio de Janeiro.
Veja também as mais lidas do DT
DIÁRIO – Quais são as principais campanhas que o Rio de Janeiro está promovendo no Brasil e no exterior?
NILO FELIX – Nós estamos planejando a partir deste ano, que é a minha gestão, participar de todas as feiras internacionais do calendário da Embratur; planejamos o projeto Rio de Vocês, que são workshops que têm como público alvo os agentes de viagens nas principais capitais brasileiras e também no Mercosul.
DIÁRIO – Qual é a sua expectativa para o carnaval deste ano?
NILO FELIX – O Carnaval do Rio de Janeiro está preparado para receber turistas, nós temos aqui o sambódromo, com o maior espetáculo da Terra, que é o desfile de escolas de samba. Nós temos no interior do estado mais de 500 blocos nas principais cidades do Rio de Janeiro; estamos recebendo 9 transatlânticos com, em média, 2 mil passageiros cada. Foi feito também investimento na potencialização dos destinos e dos blocos. Tem toda uma estrutura preparada para receber o turista. O Rio de Janeiro está preparado. É a cidade mais visitada pelo turista estrangeiro. O Carnaval tem um impacto muito grande na economia. Desde os produtos confeccionados pelas escolas de samba até os serviços de alimentação, você consegue fazer com que haja uma economia circulante muito grande.
Você diminui aí também as divergências sociais e melhora o padrão de vida do cidadão. Então, o Carnaval é um dos mega eventos e o Rio de Janeiro tem hoje uma visibilidade muito grande não só para dentro do Rio de Janeiro, mas também para o interior do estado está crescendo cada vez mais. Regiões como Búzios, Angra dos Reis, Cabo Frio, Paraty, região serrana, Vale do Café, são regiões ricas que você já tem o turista veranista, mas recebe também um público de fora muito grande. Então, a nossa expectativa para o Carnaval é de sucesso e que tudo corra bem.