Norma ISO de sustentabilidade em meios de hospedagem foi apresentada no 60º Conotel

Continua depois da publicidade

 

 

Norma que regulamenta e permite aos hotéis mensurar ações de sustentabilidade, foi tema no 60º Conotel, em Fortaleza

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

Com publicação prevista para o segundo semestre deste ano, a norma ISO 21401 – Tourism and related services — Sustainability Management System for Accommodation Establishments — Requirements foi tema de apresentação no 60º Congresso Nacional de Hotéis (Conotel), em Fortaleza (CE). Na quinta-feira, 17 de maio, o especialista Alexandre Garrido falou sobre características e benefícios da futura norma internacional, elaborada com base na ABNT NBR 15401:2014 – Meios de Hospedagem – Sistema de gestão da sustentabilidade, publicada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Veja também as mais lidas do DT

Garrido é coordenador da Comissão de Estudo de Turismo Sustentável do Comitê Brasileiro de Turismo (ABNT/CB-054) e do Grupo de Trabalho WG13 – Sustainable Tourism, da ISO. Depois de participar da elaboração da Norma Brasileira, por dois anos ele esteve à frente dos trabalhos que resultaram na norma internacional, aprovada nos dias 7 e 8 de maio durante a reunião anual do comitê técnico de turismo da ISO, em Buenos Aires, na Argentina.

Objetivos da norma

A norma ISO 21401 descreve um Sistema de Gestão da Sustentabilidade para todos os tipos e tamanhos de meios de hospedagem, independentemente da localização geográfica. O atendimento aos requisitos da norma possibilita que o estabelecimento gerencie os impactos gerados, implementando ações que minimizem os negativos e potencializem os positivos. A questão da sustentabilidade tem merecido a atenção de todos os países, em particular aqueles que estão em fase de desenvolvimento e têm no turismo um fator de crescimento econômico, social e ambiental.

O gestor do ABNT/CB-054 é Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), que tem buscado oportunidades de divulgar ao setor o trabalho de normalização desenvolvido no Brasil e na ISO.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade