O Ministério do Turismo deu um passo importante para fortalecer o turismo interno no Brasil. Foi publicada no Diário Oficial da União a Resolução CNT/MTur nº 6, que cria de forma permanente a Câmara Temática de Desenvolvimento do Turismo Doméstico, vinculada ao Conselho Nacional de Turismo. O grupo será um fórum técnico de assessoramento, responsável por propor estratégias para impulsionar o turismo nacional.
REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações do MTur*
Entre as competências do novo colegiado estão sugerir ações inovadoras, apoiar a diversificação da oferta turística e estimular a criação de novos produtos, experiências e canais de comercialização voltados ao mercado interno.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, ressaltou a importância da iniciativa. Fortalecer o turismo doméstico é prioridade estratégica do governo federal, por seu papel no desenvolvimento regional, na geração de empregos e na movimentação da economia. Essa câmara será um espaço qualificado de diálogo e proposição, com participação de diversos atores do setor, afirmou.
O grande diferencial da câmara é sua composição ampla e diversa. Mais de 30 entidades fazem parte do fórum, incluindo associações como ABAV e BRAZTOA, que representam agências de viagens, ABLA, do setor de locação de veículos, e ABIH, que reúne o setor hoteleiro, além de órgãos e entidades do setor, secretarias estaduais e municipais de turismo.
Para a secretária executiva do Conselho Nacional de Turismo, Cristiane Leal Sampaio, responsável pela assinatura da resolução, a união de esforços será essencial. Essa integração é fundamental para que as políticas públicas atendam às necessidades reais do mercado e dos viajantes, destacou.
Além do assessoramento técnico, a câmara poderá propor estudos, pesquisas e análises sobre o posicionamento de produtos e destinos brasileiros, contribuindo com recomendações técnicas para o Conselho Nacional de Turismo. As conclusões dos debates serão apresentadas nas reuniões ordinárias do colegiado.
A medida reforça o compromisso do Ministério do Turismo em promover um setor mais inclusivo, inovador e resiliente, que valorize as riquezas e a diversidade do Brasil para os próprios brasileiros.
O trabalho da câmara será focado em três frentes principais. A primeira é a diversificação da oferta turística, para incentivar a criação e promoção de novos roteiros e experiências pelo país. A segunda é a inteligência de mercado, com estudos para entender melhor o perfil e os interesses dos turistas brasileiros, ajudando a posicionar os destinos de forma mais eficiente. Por fim, o grupo atuará na inovação dos canais de venda, buscando novas formas de apresentar e comercializar os atrativos nacionais, tornando-os mais acessíveis e conhecidos.
Confira AQUI a publicação no Diário Oficial da União.
Fonte: Assessoria de Comunicação do MTur