sexta-feira, outubro 31, 2025
InícioHotelariaNova era na hotelaria: Rio capacita profissionais para FNRH...

Nova era na hotelaria: Rio capacita profissionais para FNRH Digital

O setor hoteleiro do Rio de Janeiro deu mais um passo em direção à transformação digital. Na última quarta-feira (29), o Windsor Barra Hotel sediou a primeira capacitação do país sobre o novo modelo da Ficha Nacional de Hóspedes eletrônica (FNRH Digital). A ação foi resultado de uma parceria entre o HotéisRIO, a ABIH-RJ, o Ministério do Turismo (MTur) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias 

O treinamento gratuito teve como objetivo preparar profissionais das áreas de recepção, reservas e tecnologia da informação para o uso do Sistema Nacional de Registro de Hóspedes (SNRHos) — plataforma desenvolvida pelo MTur e Serpro que substitui o tradicional formulário em papel. A ferramenta digital oferece recursos como pré-check-in, check-in e check-out eletrônicos, promovendo mais eficiência e segurança nas operações hoteleiras.

Inovação e modernização do setor

Durante o encontro, os especialistas Ângela Cascão e Mário Rudá Pontes de Andrade, do Ministério do Turismo, e Flavio de Melo Martins Pinheiro, do Serpro, apresentaram as principais funcionalidades e vantagens do novo sistema.

Para Alfredo Lopes, presidente do HotéisRIO, o sucesso da capacitação mostra o protagonismo do Rio de Janeiro na adoção de tecnologias voltadas à hospitalidade: “O setor hoteleiro carioca é pioneiro e está comprometido com a modernização de seus processos. Essa atualização garante mais eficiência, segurança e agilidade no atendimento aos hóspedes”, destacou.

Já José Domingo Bouzon, presidente da ABIH-RJ, ressaltou a importância da integração entre o poder público e a iniciativa privada: “Essa parceria com o Ministério do Turismo e o Serpro reforça a transformação digital do turismo brasileiro. A adesão dos hoteleiros fluminenses demonstra maturidade e profissionalismo, com foco na melhoria contínua dos serviços.”

Ângela Cascão, do Ministério do Turismo, apresentou as funcionalidades e benefícios da FNRH Digital durante a capacitação no Windsor Barra. - Foto: divulgação

Segurança e dados estratégicos

De acordo com Ângela Cascão, coordenadora de Apoio à Formalização dos Prestadores de Serviços Turísticos, o novo sistema representa um marco para a hotelaria nacional: “Estamos virando uma página importante, substituindo o papel por uma solução digital, ágil e segura. A FNRH Digital simplifica a rotina dos hotéis e gera dados estratégicos que ajudarão na formulação de políticas públicas mais eficientes”, afirmou.

O coordenador-geral de Tecnologia da Informação do MTur, Mário Andrade, reforçou os aspectos de segurança do sistema: “A FNRH Digital utiliza autenticação do governo e está alinhada à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Além de integrar-se aos sistemas de gestão hoteleira, elimina o retrabalho e garante confiabilidade tanto para o hóspede quanto para o empresário.”

Participação de empresas de tecnologia

A capacitação também reuniu representantes dos principais sistemas de gestão hoteleira (PMS) do país, como Erbon Software, Host Hotel Systems, PC Systems e TOTVS, que acompanharam as orientações técnicas para integração ao novo sistema nacional.

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque