O setor hoteleiro do Rio de Janeiro deu mais um passo em direção à transformação digital. Na última quarta-feira (29), o Windsor Barra Hotel sediou a primeira capacitação do país sobre o novo modelo da Ficha Nacional de Hóspedes eletrônica (FNRH Digital). A ação foi resultado de uma parceria entre o HotéisRIO, a ABIH-RJ, o Ministério do Turismo (MTur) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).
REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias
O treinamento gratuito teve como objetivo preparar profissionais das áreas de recepção, reservas e tecnologia da informação para o uso do Sistema Nacional de Registro de Hóspedes (SNRHos) — plataforma desenvolvida pelo MTur e Serpro que substitui o tradicional formulário em papel. A ferramenta digital oferece recursos como pré-check-in, check-in e check-out eletrônicos, promovendo mais eficiência e segurança nas operações hoteleiras.
Inovação e modernização do setor
Durante o encontro, os especialistas Ângela Cascão e Mário Rudá Pontes de Andrade, do Ministério do Turismo, e Flavio de Melo Martins Pinheiro, do Serpro, apresentaram as principais funcionalidades e vantagens do novo sistema.
Para Alfredo Lopes, presidente do HotéisRIO, o sucesso da capacitação mostra o protagonismo do Rio de Janeiro na adoção de tecnologias voltadas à hospitalidade: “O setor hoteleiro carioca é pioneiro e está comprometido com a modernização de seus processos. Essa atualização garante mais eficiência, segurança e agilidade no atendimento aos hóspedes”, destacou.
Já José Domingo Bouzon, presidente da ABIH-RJ, ressaltou a importância da integração entre o poder público e a iniciativa privada: “Essa parceria com o Ministério do Turismo e o Serpro reforça a transformação digital do turismo brasileiro. A adesão dos hoteleiros fluminenses demonstra maturidade e profissionalismo, com foco na melhoria contínua dos serviços.”

Segurança e dados estratégicos
De acordo com Ângela Cascão, coordenadora de Apoio à Formalização dos Prestadores de Serviços Turísticos, o novo sistema representa um marco para a hotelaria nacional: “Estamos virando uma página importante, substituindo o papel por uma solução digital, ágil e segura. A FNRH Digital simplifica a rotina dos hotéis e gera dados estratégicos que ajudarão na formulação de políticas públicas mais eficientes”, afirmou.
O coordenador-geral de Tecnologia da Informação do MTur, Mário Andrade, reforçou os aspectos de segurança do sistema: “A FNRH Digital utiliza autenticação do governo e está alinhada à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Além de integrar-se aos sistemas de gestão hoteleira, elimina o retrabalho e garante confiabilidade tanto para o hóspede quanto para o empresário.”
Participação de empresas de tecnologia
A capacitação também reuniu representantes dos principais sistemas de gestão hoteleira (PMS) do país, como Erbon Software, Host Hotel Systems, PC Systems e TOTVS, que acompanharam as orientações técnicas para integração ao novo sistema nacional.






 
 
