Realizado em parceria com a UP Soluções, estudo foi publicado nesta terça-feira (17)
POR PATRICIA DE CAMPOS
A pesquisa feita entre os associados da Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) com resposta de 72% deles trouxe resultados bastante animadores para o trade. Os dados compilados pela UP Soluções demonstrou que as compras de passagens aéreas, pacotes ou hotelaria não apresentaram um planejamento, foram realizadas em prazos curtos, entre a semana e no máximo dois meses.
As vendas sazonais, como férias, em comparativo aos dados históricos do setor, teve baixa de 16% neste ano, em contraponto ao aumento de 12% nas vendas de períodos de “baixa temporada”. Mariana Figueiredo, vice-presidente da Braztoa, lembrou que “as vendas na área do turismo sempre atingiram grandes patamares, chegando a até 50% do fluxo anual nos períodos de férias, principalmente escolares. A mudança desses números é resultado de um ano ainda atípico, em que a grande maioria das escolas retoma suas atividades neste mês”.
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Em julho constatou-se que 13% das vendas foram destinadas à grupos, enquanto 87% foram divididas entre passageiros individuais e famílias. Os destinos mais procurados são o Nordeste, destaque para Salvador e Fortaleza, com opção de hospedagem em resorts, e Gramado, possivelmente pelo belo espetáculo de neve que o inverno proporcionou. Bonito, Curitiba e Jalapão tiveram nesse período solicitação de informações.
A locação de veículos superou as vendas de passagens aéreas. O tempo de estadia também teve modificações, onde 32% dos viajantes permaneceram de 5 a 9 dias. Mariana Aldrigui (EACH/USP) ressaltou que “o tempo de permanência tem uma tendência a aumentar, desde que os empreendimentos hoteleiros ofereçam recreação e monitoria para crianças, ampla estrutura de lazer e principalmente conectividade de qualidade e internet de alta velocidade para que os pais possam trabalhar a distância”
Os números referentes às viagens internacionais também começam a subir. Das operadoras associadas, 94% já apresentaram vendas internacionais, sendo 71% das vendas para embarque no mesmo mês ou no mês seguinte.
Frederico Levy, vice-presidente da Braztoa, diz que “esses números são resultado da abertura de alguns destinos como Maldivas, que está no ranking atual de vendas internacionais, dividindo espaço com Cancun, Punta Cana e Dubai. Ainda temos a América do Sul praticamente fechada. Acredito que França, Itália e Canadá passem a despontar nas vendas em breve, já que reabriram suas fronteiras”.
“Quem busca turismo de luxo tem poucas opções no Brasil”, completa Levy, quando a pesquisa apresenta com base no número máximo de “5”, que 4,33% dos viajantes optaram por resorts, ficando o ecoturismo e o turismo de aventura com 2,62%.
A pesquisa traz a certeza de que o setor está caminhando para o reaquecimento, principalmente com a vacinação atingindo uma grande população, que resultará na segurança de poder realizar viagens, que sempre foi e será um dos objetivos dos brasileiros.