Novo Boletim Mensal Braztoa revela panorama do turismo no mês de julho

Continua depois da publicidade

Realizado em parceria com a UP Soluções, estudo foi publicado nesta terça-feira (17)

POR PATRICIA DE CAMPOS

A pesquisa feita entre os associados da Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) com resposta de 72% deles trouxe resultados bastante animadores para o trade. Os dados compilados pela UP Soluções demonstrou que as compras de passagens aéreas, pacotes ou hotelaria não apresentaram um planejamento, foram realizadas em prazos curtos, entre a semana e no máximo dois meses.

As vendas sazonais, como férias, em comparativo aos dados históricos do setor, teve baixa de 16% neste ano, em contraponto ao aumento de 12% nas vendas de períodos de “baixa temporada”. Mariana Figueiredo, vice-presidente da Braztoa, lembrou que “as vendas na área do turismo sempre atingiram grandes patamares, chegando a até 50% do fluxo anual nos períodos de férias, principalmente escolares. A mudança desses números é resultado de um ano ainda atípico, em que a grande maioria das escolas retoma suas atividades neste mês”.

Veja também as mais lidas do DT

Em julho constatou-se que 13% das vendas foram destinadas à grupos, enquanto 87% foram divididas entre passageiros individuais e famílias. Os destinos mais procurados são o Nordeste, destaque para Salvador e Fortaleza, com opção de hospedagem em resorts, e Gramado, possivelmente pelo belo espetáculo de neve que o inverno proporcionou. Bonito, Curitiba e Jalapão tiveram nesse período solicitação de informações.

Os dados compilados pela UP Soluções demonstrou que as compras de passagens aéreas, pacotes ou hotelaria não apresentaram um planejamento, foram realizadas em prazos curtos (Foto: Reprodução/Patricia de Campos)

A locação de veículos superou as vendas de passagens aéreas. O tempo de estadia também teve modificações, onde 32% dos viajantes permaneceram de 5 a 9 dias. Mariana Aldrigui (EACH/USP) ressaltou que “o tempo de permanência tem uma tendência a aumentar, desde que os empreendimentos hoteleiros ofereçam recreação e monitoria para crianças, ampla estrutura de lazer e principalmente conectividade de qualidade e internet de alta velocidade para que os pais possam trabalhar a distância”

Os números referentes às viagens internacionais também começam a subir. Das operadoras associadas, 94% já apresentaram vendas internacionais, sendo 71% das vendas para embarque no mesmo mês ou no mês seguinte.

Boletim revelou os destinos nacionais mais vendidos e mais procurados pelos turistas (Foto: Reprodução/Patricia de Campos)

Frederico Levy, vice-presidente da Braztoa, diz que “esses números são resultado da abertura de alguns destinos como Maldivas, que está no ranking atual de vendas internacionais, dividindo espaço com Cancun, Punta Cana e Dubai. Ainda temos a América do Sul praticamente fechada. Acredito que França, Itália e Canadá passem a despontar nas vendas em breve, já que reabriram suas fronteiras”.

“Quem busca turismo de luxo tem poucas opções no Brasil”, completa Levy, quando a pesquisa apresenta com base no número máximo de “5”, que 4,33% dos viajantes optaram por resorts, ficando o ecoturismo e o turismo de aventura com 2,62%.

A pesquisa traz a certeza de que o setor está caminhando para o reaquecimento, principalmente com a vacinação atingindo uma grande população, que resultará na segurança de poder realizar viagens, que sempre foi e será um dos objetivos dos brasileiros.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade