Novo Manual do Multiplicador: MTur lança publicação no Festival das Cataratas

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O Novo Manual do Multiplicador orienta a prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo, e no Festival das Cataratas, o órgão também promove destinos nacionais, entre outras ações

Um dos destaques da participação do Ministério do Turismo no 17º Festival das Cataratas, que iniciou nesta quarta-feira, 30, em Foz do Iguaçu (PR), é a apresentação do novo Man/ual do Multiplicador. Ele orienta a prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo.

Além disso, a publicação, atualizada conjuntamente com o Instituto Federal de Brasília (IFB), busca ampliar a adesão ao Código de Conduta Brasil. (Acesse aqui o manual).

O Código, lançado em 2018, incentiva empresas e prestadores de serviços turísticos a assumirem posição explícita de repúdio e de enfrentamento a crimes do gênero. Assim, trata-se de um instrumento de livre adesão, e os interessados devem estar inscritos no Cadastur, o cadastro de operadores de turismo no país, e firmarem termo de compromisso. (Saiba mais AQUI).

Além disso, a ação integra o Programa Turismo Seguro do MTur, lançado em 2022 e executado em parceria com o IFB.

Também, Carlos Brito, ministro do Turismo, defende a dedicação no sentido de se preservar os direitos de crianças e adolescentes na área.

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“Evitar a exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo é um compromisso do MTur e essencial para a segurança da comunidade local e dos próprios turistas e trabalhadores. É essencial que haja o comprometimento do setor para que a atividade não seja usada como ferramenta para a prática de crimes”, justificou.

Nesse sentido, o novo Manual do Multiplicador tem como objetivo reforçar as ações de sensibilização do Ministério do Turismo quanto à causa, que também incluem a realização de oficinas, eventos, a divulgação de vídeos informativos e a oferta de um minicurso de capacitação, direcionados a prestadores de serviços turísticos.

Assim, Fábio Pinheiro, secretário nacional de Desenvolvimento e Competividade do Turismo do MTur, ressalta que o manual favorece o engajamento do setor.

“Pessoas que entrarem em contato com o manual e se apropriarem de seu conteúdo podem e devem compartilhar conhecimento com a sua rede de contatos. Nós trabalhamos por uma ampla mobilização para cuidar das crianças e adolescentes no turismo e o nosso desejo é que o manual sirva para a construção de um Brasil melhor e mais justo”, enfatizou Pinheiro, que representou o ministro Carlos Brito na abertura do festival.

Já o detalhamento do novo Manual do Multiplicador foi feito ontem, 01, pela coordenadora de Segurança Turística do Ministério do Turismo, Laís Campelo, bem como as autoras do documento: as professoras do IFB Elisséia Paes, Simone Pinheiro, Alice Watson e Sandra Tabosa.

Durante o Festival das Cataratas, que segue até hoje, 02, a publicação será exposta a prestadores de serviços turísticos no estande institucional do MTur no evento.

Outras ações do MTur

O MTur possui um estande de 102 m² no festival, onde é realizada a promoção de destinos nacionais, como Bahia, Ceará, Distrito Federal, Pará e Paraíba.

Também, o espaço também reúne localidades das Rotas Amazônicas Integradas, projeto apoiado pelo MTur e que engloba os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Esse projeto tem foco nos segmentos de ecoturismo, de turismo de aventura e de pesca esportiva.

Além disso, outro destaque do estande do MTur é a apresentação da Ficha Nacional de Registro de Hóspedes Digital. Desenvolvida em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), a iniciativa, ainda em fase de construção, deve unificar informações dos turistas, incluindo o check-in em hotéis e atrativos turísticos.

Assim, possibilitará a consolidação de dados essenciais para a formatação de roteiros turísticos e o apoio ao desenvolvimento de políticas públicas.

Festival das Cataratas

O Festival das Cataratas é Uma das principais feiras de turismo do Brasil e da América Latina, e é realizado anualmente. O evento, que em 2022 conta com a presença de 1.300 marcas e 270 estandes, tem como foco o desenvolvimento do turismo, da economia, do conhecimento técnico-científico e do meio ambiente. Além da geração de ideias, de oportunidades de negócios, da troca de experiências e de soluções sustentáveis.


EDIÇÃO DO DT com agências.

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