Seguindo um compromisso de longa data de apoiar a busca dos hóspedes por equilíbrio em suas vidas, o acordo de três anos de Novotel com a World Wide Fund for Nature (WWF) defenderá a proteção e a restauração dos oceanos do mundo, que são fonte de equilíbrio para o planeta, por meio de projetos de ação e conservação com base científica
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências
Novotel, marca fundadora da Accor, anunciou nesta segunda-feira (10) o lançamento de uma parceria internacional com a WWF (World Wide Fund for Nature), que fará com que Novotel defenda a proteção e restauração do oceano por meio de ações baseadas na ciência e projetos de conservação.
Veja também as mais lidas do DT
Segundo nota enviada ao DIÁRIO, durante um acordo de três anos, de 2024 a 2027, a WWF France fornecerá conhecimentos técnicos ao Novotel, ajudando os seus 580 hotéis em todo o mundo a ter um impacto positivo no oceano, desafiando e orientando a marca e as suas propriedades em muitos aspectos das suas operações. De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, a parceria também fará com que Novotel patrocine vários projetos críticos de conservação dos oceanos da WWF em todo o mundo.
O equilíbrio está há muito tempo no centro da marca Novotel, tanto nos seus fundamentos empresariais como nos seus compromissos com a experiência profissional e de vida dos seus hóspedes. O foco da marca no oceano, o maior sumidouro de carbono do mundo e a maior fonte de equilíbrio planetário, que regula o clima e protege os habitats e a vida selvagem, é uma continuação deste compromisso proposital com o equilíbrio.
Novotel desenvolverá um plano de ação de três anos com base científica, enraizado em três das ações prioritárias das Nações Unidas relacionadas aos oceanos: reduzir a poluição marinha e a acidificação dos oceanos, especialmente a partir de atividades terrestres; combater a pesca excessiva e promover modelos de pesca sustentáveis; e aumentar o conhecimento científico e a investigação para a saúde dos oceanos.
Mapeado de acordo com estas prioridades, o plano de ação do Novotel terá como objetivo reequilibrar o seu impacto no planeta, determinando iniciativas de curto e longo prazo em quatro pilares que formam o Plano de Impacto Positivo do Novotel:
- Reduzir o impacto da pegada de plástico, água e carbono – capacitação dos hotéis Novotel para fornecer planos de ação de impacto positivo para reduzir a pressão sobre os recursos naturais, com forte foco no uso de plástico, água e energia;
- Fazer escolhas alimentares sustentáveis – redução de carne, peixe e desperdício nas operações de alimentos e bebidas de Novotel e maior desenvolvimento de políticas sustentáveis de frutos do mar;
- Melhorar a educação e a conscientização sobre os oceanos – educação dos hóspedes, das equipes dos hotéis e das comunidades locais sobre a necessidade da conservação dos oceanos e como contribuir positivamente;
- Contribuir com a pesquisa e a inovação – parceria com ONGs e investimento em inovação sustentável.
- A parceria com a WWF ajudará Novotel a impulsionar mudanças operacionais e ações para o bem maior do oceano e a cumprir o seu Plano de Impacto Positivo.
Com um foco específico no oceano, a parceria com a WWF tem quatro objetivos principais:
- Trabalhar em políticas sustentáveis para frutos do mar e cadeias de abastecimento para hotéis e restaurantes Novotel
- Sensibilizar hóspedes e colaboradores sobre a importância dos oceanos do mundo
- Defender a preservação dos oceanos para inspirar o setor e os legisladores
- Preservar e restaurar a biodiversidade marinha apoiando cinco projetos emblemáticos da WWF em todo o mundo
- A WWF está realizando extensas visitas aos hotéis Novotel para compreender as operações e práticas ao nível da propriedade, avaliar dados de aquisição e fazer recomendações. A WWF fornecerá um comitê diretor dedicado para avaliar o progresso da Novotel nos seus compromissos.
A parceria permitirá que o Novotel apoie projetos essenciais de conservação da WWF France em todo o mundo, incluindo:
- A proteção da Posidonia, uma planta endêmica do Mediterrâneo que desempenha um papel fundamental como sumidouro de carbono – removendo carbono da atmosfera – e proporciona benefícios a 25 ecossistemas marinhos diferentes.
- A identificação e remoção de “equipamento fantasma” – equipamentos de pesca perdidos, abandonados ou descartados – a forma mais mortal de lixo plástico marinho que afeta tartarugas marinhas e mamíferos, elasmobrânquios como tubarões, raias e arraias, e aves marinhas.
- Apoio ao barco Blue Panda da WWF France, que navega pelo Mediterrâneo realizando trabalhos que incluem mergulhos científicos, protegendo cetáceos contra colisões com veículos marítimos e protegendo espécies ameaçadas de raias e tubarões; bem como apresentar ao público o Mediterrâneo, os seus desafios de conservação e o trabalho que está sendo realizado para a sua proteção.
- Rastreamento e busca de tartarugas marinhas na Ásia-Pacífico, reunindo conhecimento sobre seus movimentos, desde praias de nidificação até corredores migratórios e áreas de alimentação, mapeando populações críticas e áreas de conservação. Seis das sete espécies de tartarugas marinhas permaneceram ameaçadas pela colheita, comércio ilegal, pesca comercial e pela perda de praias de nidificação.
- Proteção das tartarugas marinhas do Atlântico Ocidental, reforçando a cooperação regional em técnicas de pesca sustentáveis e combate à pesca ilegal. O combate à pesca ilegal não declarada e não regulamentada ajudará a proteger as tartarugas-de-couro que se reproduzem nas áreas costeiras das Guianas, e as tartarugas-verdes e oliva, do Brasil à Venezuela.
Ao comentar sobre a parceria de Novotel com a WWF, Karelle Lamouche, Chief Commercial Officer, Premium, Midscale & Economy Division, Accor, disse: “Temos o prazer de anunciar que Novotel está embarcando em um novo capítulo emocionante. Novotel, marca fundadora da Accor, é uma marca poderosa, que lidera o segmento Midscale na maior parte do mundo. Hoje estamos iniciando uma nova ambição ousada, defendendo uma causa de sustentabilidade a nível global.