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Em outubro, o Novotel RJ Praia de Botafogo apresenta o resultado de seu programa de gestão de desperdício alimentar. Após 45 dias de monitoramento, o hotel deixou de jogar fora 574 Kg de alimentos, passando para 174 Kg; e as ações para redução ainda continuam.
O Novotel Rio de Janeiro Praia de Botafogo implementou ações pioneiras dentro da unidade. As atividades consistiram em separação do lixo orgânico no restaurante. Além da implementação de um balde com balança exclusivo para a pesagem das sobras do bufê, cascas e talos. Todo o desperdício foi acompanhado de forma simples, com o auxílio de uma planilha. Porém, com um grande poder de conscientização e engajamento dos colaboradores e hóspedes.
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Após o resultado das pesagens dos alimentos que iam para o lixo, a primeira ação corretiva foi a implementação de uma gastronomia focando o desperdício zero. Desde então, alimentos pré-preparados que não foram disponibilizados no café da manhã são transformados em outros pratos. Em último caso, esses produtos serão destinados a uma composteira que transforma estes resíduos em adubo para plantas.
Workshops de conscientização reforçam o comprometimento das equipes do restaurante e da cozinha na melhoria dos processos realizados em parceria com a Nutricontrol, especializada em consultoria e auditoria nutricional e segurança alimentar. Da mesma forma, materiais de comunicação desenvolvidos pela AccorHotels, disponíveis nas mesas de refeições, garantem o envolvimento dos hóspedes na empreitada sustentável.