O portal de vendas de passagens de ônibus ClickBus registrou 49,5% de aumento na compra de passagens rodoviárias pela internet em todo o Brasil durante a Copa. Levando em consideração as 12 cidades-sede, o crescimento foi ainda maior, com 71%.
De acordo com dados do IBGE apresentados no início do mês, durante a Copa, as tarifas aéreas subiram, em média, 21,95% no período e isso ajudou na aumento da procura por passagens rodoviárias.
O mercado rodoviário é em média 40% maior que o aéreo em movimentação de passageiros. “Um dos fatores que beneficiou o crescimento do turismo por meio do transporte rodoviário neste período foi o fato de que os preços das passagens rodoviárias serem sempre os mesmos, já que são regulados pelo governo”, afirma Cesário Martins, co-fundador e co-CEO da ClickBus.
Veja também as mais lidas do DT
Dados do Ministério do Turismo previam antes da Copa um acréscimo de 20% a 30% no fluxo de passageiros no modal rodoviário, para atender 1,1 milhão de pessoas. Uma análise da entrada de sul-americanos no país promovida pelo Departamento de Pesquisa do Ministério mostra que pelo menos 27% deles chegariam ao Brasil por via terrestre – seja de carro ou ônibus.
Além de brasileiros, passagens foram vendidas para mais de 50 nacionalidades na Clickbus. As 5 nacionalidades mais representativas no volume de vendas foram Estados Unidos, Argentina, Colômbia, Alemanha e México.
Serviço
ClickBus (www.clickbus.com.br)
AV