Número de viajantes solo deve chegar a 580 milhões até 2030, diz pesquisa

Continua depois da publicidade

O Rio de Janeiro (RJ) aparece na lista entre as cidades que mais atraem os viajantes solo nas Américas


EDIÇÃO DO DIÁRIO

As viagens solo têm se tornado mais comuns entre quem decide fazer as malas. E de acordo com o relatório Global Travel Insight, da Visa, é esperado um aumento de 35% nesse estilo de turismo até 2030. A expectativa é que o número chegue a 580 milhões viajantes solo no mundo todo.

Veja também as mais lidas do DT

Entre as cidades que mais atraem esse tipo de viajante, o Rio de Janeiro (RJ) aparece em quarto lugar na lista. A capital fluminense é a única cidade brasileira a constar da relação de destinos mais procurados por turistas solo nas Américas, que também inclui Lima (Peru), Medellín (Colômbia) e Tijuana (México).

Fatores como estilo de vida, flexibilidade e busca por aventura são condicionantes que influenciam esse novo perfil de viajante que promete aumentar. Destinos com maior diversidade de experiências, agregados a valor cultural, tendem a atrair mais esses turistas.

Outro dado importante é a possibilidade de sociabilização. Apesar da escolha por viajar sozinho, a busca por experiências e novas conexões interpessoais ainda está entre quesitos que são levados em consideração por esse estilo de turista.

Programas do MTur para viajantes solo e outros

Em 2023, o Ministério do Turismo lançou vários programas para estimular o brasileiro a colocar o pé na estrada pelo país. Um deles é o “Conheça o Brasil: Voando”, parceria do governo federal junto a empresas aéreas que envolve a articulação de medidas voltadas ao crescimento do setor. As iniciativas incluíram, ainda, o “Conheça o Brasil: Realiza”, ação conjunta com o Banco do Brasil que oferece crédito a correntistas para turismo.

Outra aposta do ministro do Turismo, Celso Sabino, para estimular o mercado interno é a ajuda do governo federal às empresas aéreas por meio de um Fundo que funcione como garantidor para as companhias. A proposta está sendo discutida em âmbito ministerial e com a participação do Congresso Nacional.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade