O Aeroporto Internacional de Kansai no Japão foi inaugurado em 1994 e custou aos cofres japoneses R$ 94 bilhões. O principal objetivo do investimento bilionário era desafogar o aeroporto de Osaka, além do fato de a região estar perdendo sua referência comercial para Tóquio.
Mas agora, três décadas depois de abrir suas portas, o terminal está afundando no mar e as projeções não são nada animadoras.
Segundo matéria publicada no jornal Extra, o terminal pode estar totalmente submerso em mais 30 anos. Até o momento, o aeroporto já afundou cerca de 11,5 metros, de acordo com reportagem publicada no jornal Metro.
Correndo contra o tempo, a engenharia japonesa busca soluções para salvar o Aeroporto de Kansai e já investiu R$ 730 milhões para reverter o quadro.
Ainda de acordo com o Extra, o terreno onde o aeroporto foi construído pode ser comparado a uma “esponja molhada”, que precisava de ser transformada em uma fundação seca e densa para suportar o peso das instalações do terminal.
O Aeroporto de Kansai foi construído em duas ilhas artificiais na Baía de Osaka, ligadas à região de Rinku, por uma ponte de ligação sobre a água. O terminal serve de hub para grandes companhias aéreas, e já sobreviveu a desastres naturais como o Terremoto de Hanshin, em 1995 e um furacão em 2018.
Fonte: jornal Extra