Gramado se transforma em palco para reflexões filosóficas sobre o turismo contemporâneo
REDAÇÃO DO DIÁRIO com assessoria
Em novembro de 2025 Gramado não será apenas cenário de uma das mais respeitadas feiras internacionais de turismo do continente. Ela também será palco de uma provocadora imersão no pensamento crítico contemporâneo. No prestigiado Meeting Festuris, evento que integra a 37ª edição do Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, o filósofo, escritor e ensaísta Luiz Felipe Pondé é presença confirmada e promete instigar o setor com reflexões que transcendem o convencional.
Com seu olhar agudo e uma retórica que mescla profundidade filosófica e ironia elegante, Pondé propõe um mergulho nas complexidades que moldam o presente e o futuro das viagens. Longe das rotas turísticas habituais, sua palestra conduzirá os participantes por temas como os dilemas éticos do mundo pós-digital, a tensão entre autenticidade e imagem nas experiências de viagem, e os paradoxos da sociedade contemporânea.
A presença de Luiz Felipe Pondé, colunista da Folha de S.Paulo e autor de títulos provocativos como “O espetáculo da cultura” e “A era do ressentimento”, eleva o Meeting Festuris a um patamar inédito de sofisticação intelectual. Doutor em Filosofia pela USP e pós-doutor pela Universidade de Tel Aviv, Pondé carrega a autoridade de quem transita com desenvoltura entre a academia e o grande público, sempre desafiando certezas e oferecendo novas lentes para interpretar o mundo.
O Festuris, já consagrado como vitrine de tendências e negócios para o trade turístico, se reinventa a cada edição. O Meeting Festuris, por sua vez, reforça o compromisso de ir além dos números e da logística: ele promove o pensamento, a inquietação e o diálogo qualificado. Em tempos em que o excesso de informação desafia a profundidade do raciocínio, esse encontro surge como um espaço necessário de pausa e reflexão.
Profissionais do setor, estudantes, empreendedores e formadores de opinião terão, nos dias 7 e 8 de novembro de 2025, uma oportunidade rara: ouvir e dialogar com uma das mentes mais inquietas do pensamento brasileiro. Um momento para revisitar certezas, provocar novas ideias e – como bem sugere o tom da palestra – sair com mais perguntas do que respostas.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site oficial: www.festurisgramado.com. Em Gramado, o turismo encontra o pensamento. E você, vai estar lá para essa conversa?